quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Acadêmicos de Sistemas de Informação vencem torneio nacional de inteligência artificial.

Acadêmicos de Sistemas de Informação vencem torneio nacional de inteligência artificial.
Acadêmicos de Sistemas de Informação vencem torneio nacional de inteligência artificial.

A equipe composta por acadêmicos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja, foi a vencedora da primeira Liga Robocode Brasil. O Robocode é um software criado pela divisão de pesquisas da IBM que possibilita a criação de robôs virtuais. A partir desses, é possível aplicar conteúdos relacionados a programação de computadores, matemática e inteligência artificial.

O objetivo do aplicativo é simular uma arena de combate entre tanques de guerra; cada participante deve programar a inteligência de seu robô.

A Liga Robocode foi promovida pelo LIAG (Laboratório de Informática Aprendizado e Gestão) da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, coordenado pelo professor Marcos Augusto Francisco Borges. A Unicamp é a mantenedora oficial da plataforma Robocode no Brasil e já desenvolve competições desde 2010. Porém, em 2015, foi criado um campeonato com abrangência nacional, sendo o maior já registrado em competições oficiais, em número de inscrições, equipes e instituições.

As disputas iniciaram-se em agosto e foram divididas em quatro torneios intermediários: torneio IFSP (Instituto Federal São Paulo), torneio Cotil (Colégio técnico de Limeira-Unicamp), torneio FT (Faculdade de Tecnologia da Unicamp) e o torneio público, do qual a equipe do IF Farroupilha - Campus São Borja fez parte.

As disputas foram organizadas na forma de rodadas que ocorriam semanalmente. A cada rodada as equipes se enfrentavam. Os competidores enviavam os códigos (robôs) para a organização do torneio que executava-os na plataforma Robocode e transmitia as batalhas ao vivo pela internet.

A trajetória

Para formar a equipe do Campus São Borja, formulou-se um projeto de ensino, o qual previa, entre outras atividades, uma competição interna entre os alunos, selecionando os três melhores robôs; isto é, os robôs com códigos mais inteligentes. Os alunos que criaram os robôs formaram a equipe oficial do curso, batizada de "Farrapos", composta pelos acadêmicos: Israel Merljak, Rafael Leal e Vagner Roballo. Após essa composição, o professor Fernando Oliveira orientou os acadêmicos que estabeleceram diversas estratégias para disputar o torneio contra equipes de outras partes do Brasil.

A equipe Farrapos chegou até a final da competição intermediária, sendo classificada em segundo lugar. Com essa posição a equipe de São Borja foi para repescagem. Essa etapa contou com os competidores posicionados em segundos e terceiros lugares dos torneios intermediários. De volta à liga, a equipe conquistou o primeiro lugar.

Com a conclusão do torneio intermediário restaram apenas quatro equipes, que formaram a "Liga dos Campeões". Neste torneio, a equipe Farrapos enfrentou a equipe "Robot Hanters" da Unicamp, equipe que havia derrotado os Farrapos na fase intermediária. No entanto, com fôlego renovado e uma estratégia bem delimitada, os acadêmicos de Sistemas de Informação do IF Farroupilha - Campus São Borja venceram essa etapa, classificando-se assim para grande final.

A final ocorreu no dia 12 de novembro, quando a equipe Farrapos enfrentou a equipe "UPB-1" (Cotil). Em uma batalha eletrizante, a equipe do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja, tornou-se referência ao vencer as disputas, tornando-se campeã nacional do torneio.

Além do primeiro lugar na competição, a equipe Farrapos levou o prêmio de melhor código fonte, arrebatendo de quebra dois troféus para casa. Além dos troféus, os acadêmicos também ganharam um curso de aperfeiçoamento na área de desenvolvimento de software.

A liga

A participação do IF Farroupilha - Campus São Borja se deu a partir de conteúdos trabalhados na disciplina de Inteligência Artificial, ofertada no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

"A experiência proporcionada por competições como a liga Roboode, além de estimular os alunos nos estudos, favorece o trabalho em equipe e fortalece a formação profissional dos acadêmicos", destacou o professor Fernando Oliveira, líder da equipe Farrapos.

O professor do Instituto Federal de São Paulo IFSP, Mateus Meira, ligado ao Laboratório LIAG e um dos organizadores da edição 2015, destacou que os torneios demonstram que as instituições estão diversificando os métodos para aprendizagem de linguagem de programação em oposição ao ensino tradicional (aluno com postura passiva). "No Robocode o aluno assume um papel ativo de interatividade com responsabilidade por seu aprendizado. A 1º Liga proporcionou a reunião de diversas instituições estaduais e federais (de variados cursos técnicos e superiores) em uma forma divertida de trocar experiências, conhecer e aprender as estratégias de programação desenvolvidas pelas equipes", afirmou.

O desempenho do IF Farroupilha - Campus São Borja na competição e a organização de sua equipe chamou a atenção dos idealizadores da Liga Robocode, que em reunião recente iniciaram tratativas para que o Instituto Federal Farroupilha seja sede e organizador de disputas (torneio intermediário) de equipes da Região Sul do país para o ano 2016.

Conforme o professor Rafael Parizi, Coordenador do Curso de Bacharelado de Sistemas de Informação, "fica aparente a qualidade do curso, dos professores e a formação qualificada que estamos levando aos nossos acadêmicos. Participações em eventos desse tipo não são novidades no curso, que nesse ano já consagrou uma equipe de docentes campeã da maratona de programação disputando com outras 27 equipes do estado, tornando-se a melhor equipe de programadores do Rio Grande do Sul. Fica aqui o parabéns ao professor Fernando que alavancou ainda mais o curso no cenário nacional e aos acadêmicos envolvidos pela parceira e pelo entusiasmo em se tornarem profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação", ressaltou.

Enviado por: Rafael Baldiati Parizi




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: