segunda-feira, 10 de março de 2014

Internet falha em evento teste da Arena Amazônia.

O "evento teste" de inauguração da Arena da Amazônia realizado neste domingo (9), em Manaus, para a Copa deste ano evidenciou problemas de telefonia e internet registrados comumente na capital. Apesar de a cidade contar com quatros redes de banda larga de quarta geração (4G) desde dezembro do ano passado, torcedores e profissionais que trabalhavam no local dizem ter enfrentado dificuldades de comunicação e envio de dados durante o evento. 

Ao todo, 20 mil pessoas compareceram ao jogo de estreia. O problema ocorreu nas conexões de internet, tanto 3G como 4G. A falta de sinal de telefonia móvel afetou vários pontos do estádio. 

Para um jornalista que não quis ser identificado, o primeiro evento teste da Copa do Mundo em Manaus deixou clara a fragilidade do sistema de telefonia e internet na capital do Amazonas. "Tentei me conectar por três operadoras em diferentes aparelhos, não só celular, e não consegui enviar uma foto sequer, no início, durante e depois do jogo, dentro e fora do estádio" A internet dificultou o trabalho de radialistas que tentavam comunicação com equipes fora o estádio. 

O radialista Thalles Ataíde afirmou que não conseguiu estabelecer conexão e fazer ligações. "Estava difícil de enviar material para a redação. Tivemos que contar com a rede de telefonia, com desempenho péssimo. O wi-fi também não funcionou", contou. "Eu não tive acesso a internet em boa parte do jogo. Tentei enviar fotos, mas foi impossível. Esse foi o maior problema estrutural da Arena, sem dúvida", comentou o repórter Gabriel Seixas. 

Para a advogada Jéssica Souza, o problema atinge não só profissionais que atuavam na arena. "Por conta do esquema de segurança precisamos adaptar tudo para chegar até aqui. Sem telefone e internet não conseguimos nem avisar a família que chegamos bem, por exemplo. Tentei me comunicar com amigos também, mas não deu. Meu celular só voltou a funcionar bem depois que saí do estádio. Imagina na Copa, com gente do mundo inteiro acostumada a ter um sinal bem melhor, sem conseguir se comunicar. Prometeram melhorar e vimos que não deu certo. É preocupante", destacou. 

O problema ocorreu mesmo após quatros redes de banda larga de quarta geração de operadoras de telefonia serem instaladas em Manaus. Segundo as empresas, as redes 4G já estão em funcionamento na capital amazonense desde o ano passado. As operadoras Claro e Vivo foram as primeiras a lançarem o 4G no Amazonas. A TIM e a Oi ativaram as redes às vésperas do término do prazo limite para implantação do 4G nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que encerrou no dia 31 de dezembro de 2013.






> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: