sábado, 23 de novembro de 2019

As 10 linguagens de programação que mais crescem em uso, segundo GitHub

As 10 linguagens de programação que mais crescem em uso, segundo GitHub
As 10 linguagens de programação que mais crescem em uso, segundo GitHub
O GitHub, plataforma de hospedagem de programas e projetos open source utilizando tecnologia Git, publicou a versão 2019 do relatório State of the Octoverse, que analisa os milhares de códigos que usuários adicionam à ferramenta e aponta quais linguagens apresentam forte tendência de crescimento.

“Este ano, vimos que o desenvolvimento de software é, mais do que nunca, um esforço da comunidade. O Octoverse está ficando mais interconectado à medida que fica mais fácil encontrar e desenvolver o trabalho de outras pessoas ao redor do mundo. E alguns dos principais projetos de código aberto não possuem apenas milhares de colaboradores - eles são dependências de milhões de repositórios”, diz o relatório.  

Com base nas infos levantadas, a linguagem de programação Dart ganhou o troféu de “promessa do ano”. Além disso, o estudo identificou também tendências em linguagens dedicadas a segurança da informação e redes.  Confira, logo abaixo, as linguagens que mais crescem na plataforma :

1. Dart  

Número 1 em crescimento e desenvolvida pelo Google, a linguagem Dart cresceu 532% no ano passado, de acordo com o relatório da GitHub.  

Dart é muito utilizada no desenvolvimento de interfaces gráficas, experiência do usuário e aparência de aplicativos no geral.  

2. Rust
  
Linguagem de programação open source patrocinada pelo instituto Mozilla, a Rust é comumente utilizada no desenvolvimento de jogos, sistemas operacionais e sistemas de realidade virtual, além de outras tarefas que exigem maior desempenho do hardware.   

3. HCL  

 HashiCorp Configuration Language (HCL) foi, como sugere em seu nome, desenvolvida pela HashiCorp, startup de tecnologia que cria ferramentas de segurança para programadores e desenvolvedores que trabalham com computação em nuvem.

4. Kotlin  

Também open source, Kotlin pode ser usada de forma integrada com Java, além de também ser semelhante a mesma.  

Diferente de Java, que é usada desde programas complexos como sistemas operacionais até visores de micro-ondas, Kotlin normalmente é aplicada no desenvolvimento de aplicações Android.  

5. TypeScript  

De acordo com o estudo, TypeScript é uma das linguagens de programação que mais cresce, além de já ser uma das mais populares. Desenvolvida pela Microsoft, TypeScript se baseia em JavaScript. As duas podem ainda ser usadas de forma integrada, no mesmo código.   

6. PowerShell  

Também desenvolvida pela Microsoft para que seja usada dentro da plataforma .NET Framework, a linguagem PowerShell é completamente open source e muito utilizada em sistemas administrativos, como por exemplo na integração de novos usuários ao sistema e instalação de atualizações de software de forma integrada, para a rede inteira.  

7. Apex  

Desenvolvida pela empresa de tecnologia Salesforce, a linguagem Apex pode ser extremamente útil na análise e processamento de grandes quantidades de dados além de compartilhar semelhanças com Java e outras linguagens mais populares.  

8. Python 

Linguagem que só cresce nos últimos anos, principalmente com a notoriedade da carreira de dados. A redação do IT Trends preparou uma lista com 10 principais motivos pelos quais você deve dominar a linguagem ainda este ano.  

Além disso, em parceria com a Code For All, o IT Trends oferece um curso completo de Python que cobre desde o básico ao nível mais avançado. O Curso de Programação em Python completo do IT Trends tem duração média de 3 meses e é 100% realizado pela internet.

9. Assembly  

Mesmo com cerca de 70 anos de idade, a anciã Assembly ainda carrega muita notoriedade, principalmente por seu poder concreto em trabalhar com zero e um. Programas escritos em Assembly possuem a característica de se comunicar de uma forma direta com o hardware da máquina.  

10. Go  

Lançada em 2009, pela Google e de forma completamente open source, a Go ou Golang foi desenvolvida para ser uma linguagem rápida e fácil de aprender.   




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: