quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Supercomputador mais potente do país é inaugurado em Salvador

Supercomputador mais potente do país é inaugurado em Salvador
Supercomputador mais potente do país é inaugurado em Salvador
O computador mais potente do país voltado para pesquisa industrial foi inaugurado nesta quinta-feira (24), no Senai Cimatec, em Salvador. Intitulado AIRIS (Artificial Intelligence RSB Integrated System), o equipamento recebeu investimentos da ordem de R$ 27 milhões.

O supercomputador possui capacidade de processamento de 800 teraflops (medida de desempenho do computador). Na prática, o supercomputador tem o poder resolver um trilhão de problemas por segundo. Somente cinco pessoas vão ter a senha de acesso ao computador que demorou quase um ano para ficar pronto.

Voltado prioritariamente para o setor de óleo e gás, o AIRIS tem cerca de quatro metros de comprimento, e pesa cinco toneladas. Além disso, o supercomputador é monitorado em uma sala por 24 horas, de domingo a domingo. Para manter ele funcionando, o custo anual será de R$ 2 milhões por ano.

Segundo o gerente de computação do Cimatec, Adhvan Furtado, esse valor vai ser bancado pelas pesquisas que serão realizadas pelo supercomputador, principalmente na área de petróleo e gás. O tempo útil de uma máquina dessas é de cinco anos.

"No pré-sal brasileiro o petróleo está longe da costa e muito profundo. Lá embaixo, para conseguir identificar o melhor ponto, é necessário um algoritmo que é muito complexo. Se você utilizar uma máquina normal, não consegue identificar onde está o petróleo, com essa máquina a gente consegue desenvolver uma nova técnica que é capaz de identificar exatamente onde está o óleo e assim reduzir o custo de exploração", explicou Furtado.

O novo supercomputador vai aprimorar o uso de algoritmos complexos, processamentos de alto desempenho e simulações de alta fidelidade.

Mesmo sendo voltado prioritariamente para o setor de óleo e gás, o AIRIS também pode beneficiar outros segmentos que demandam alta capacidade de processamento, como os de energias renováveis, biotecnologia e mineração, além de possibilitar aplicações em inteligência artificial.

A Bahia possui o maior centro de supercomputadores para inovação industrial, que foi inaugurado em 2015. Um prédio inteiro é usado só para gerar a energia que alimenta as máquinas.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: