domingo, 9 de junho de 2019

Estudantes do Recife vencem desafio mundial de tecnologia

Estudantes do Recife vencem desafio mundial de tecnologia
Estudantes do Recife vencem desafio mundial de tecnologia
As alunas da rede pública de Pernambuco Cibele Benício, Iale Maria, Júlia Lopes e Maria Eduarda, todas estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, localizada no Recife, venceram a etapa regional do Technovation Challenge, maior competição mundial para estudantes do ensino fundamental e médio no segmento de tecnologia realizada em maio, em Salvador.

O reconhecimento veio graças a criação do aplicativo "Twogether", um aplicativo que conecta mães aos pais durante a fase de gestação de seus filhos.

"É uma sensação de dever cumprido. É a primeira vez que participamos de uma competição e não imaginávamos que venceríamos. Nosso objetivo é continuar propagando o aplicativo para que ele tenha um impacto diretamente na nossa comunidade", disse Maria Eduarda, uma das desenvolvedoras do app.

Contato contínuo

Para desenvolver o aplicativo que garantiu o primeiro lugar na competição para o Nordeste, as estudantes tiveram o apoio do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). Ele funciona como um facilitador do compartilhamento de informações gestacionais e funcionalidades sincronizadas entre a gestante e terceiros, onde é possível fazer um acompanhamento gestacional, checklist e a possibilidade de integração com o companheiro ou com o acompanhante da gestante.

A ideia para a criação do app surgiu quando, a partir de uma pesquisa de campo, as estudantes notaram o desejo de algumas mães em dividir a fase gestacional com o pai da criança ou com um familiar por meio de um canal simples e em tempo real. Agora, na fase semifinal do desafio, todos os materiais do projeto entregues pelas participantes serão avaliados por uma banca examinadora formada por técnicos do evento.

Vale dizer que o segundo lugar do evento também foi para outra escola pública do Recife, a ETE Cícero Dias, no Núcleo Avançado em Educação (NAVE). As alunas criaram um jogo onde o objetivo era facilitar o ensino de educação sexual de crianças entre 7 e 10 anos.

O Technovation é um desafio mundial e tem como objetivo engajar mulheres entre 10 e 18 anos para o mercado de tecnologia da inovação. Desde 2013, ele já contou com a participação de mais de 10 mil alunas de todo o mundo.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: