segunda-feira, 13 de maio de 2019

Conheça os 9 principais empregos em TI no momento

Conheça os 9 principais empregos em TI no momento
Conheça os 9 principais empregos em TI no momento
Candidatos a empregos para os cargos mais procurados em TI (Tecnologia da Informação) são difíceis de encontrar e, às vezes, difíceis de serem descritos por recrutadores, à medida que novas tecnologias aparecem e as atuais evoluem.

Um relatório da CompTIA sugere que os cargos mais procurados em TI são atualmente posições de software, especialistas em suporte de TI e engenheiros de sistemas, nessa ordem. Logo atrás, e ainda mostrando um forte crescimento, estão as posições de segurança cibernética e os papéis baseados em tecnologia emergente.

Entramos em contato com recrutadores, executivos e profissionais de tecnologia, pedindo a eles que avaliassem as melhores oportunidades que eles vêem no próximo ano. Se você está cansado do seu atual emprego ou sentindo que seu cargo pode estar caminhando para um beco sem saída, considere algumas dessas funções que oferecem segurança e crescimento constante no futuro próximo.

Integrador multi-nuvem Caleb Hailey, cofundador e CEO da Sensu, sugere que as empresas que adotam ambientes de nuvem mista forçaram uma mudança nas funções do integrador, que já reportamos como altamente demandadas. “A realidade da integração de sistemas conectados de outras maneiras está ficando mais complexa a cada dia, o que significa que as empresas precisam de pessoas dedicadas – com o conjunto de habilidades e experiência certas – para conectá-los”, diz Hailey.

“Mesmo líderes de pensamento nativos da nuvem admitirão prontamente que não existe uma solução mágica que você possa usar para resolver todos os problemas. Você ainda precisa usar a ferramenta certa para o trabalho certo e, como essas ferramentas são cada vez mais tecnologias de nuvem e, geralmente, de mais de uma plataforma ou fornecedor de nuvem, você está procurando integradores de nuvem para unir tudo isso."

Cientista de dados e engenheiro de dados Alguns argumentam que o crescimento da ciência de dados e do aprendizado de máquina (Machine Learning) levou a uma demanda por novas posições que descrevem com mais precisão o trabalho que está sendo feito.

“O mercado está começando a entender melhor a ciência de dados”, diz Álvaro Oliveira, vice-presidente de operações de talentos da Toptal. “E isso está fazendo com que existam vários papeis em vez de um único papel – por exemplo, engenheiros de dados, que estão mais próximos da ciência da computação e cientistas de dados, que criam sentido a partir dos dados, mas não possuem um conhecimento típico de ciência da computação.

Flavio Villanustre, chefe de sistemas de HPCC da LexisNexis Risk Solutions, concorda que os cientistas de dados – juntamente com os analistas de dados e modeladores – são difíceis de encontrar e a especialização provavelmente continuará.

“A ciência de dados tornou-se mais complexa, mais ampla e mais envolvida, pois é difícil para um único indivíduo possuir todo o conhecimento necessário”, diz Villanustre. “Seja seguindo uma carreira como analista de dados, modelador estatístico ou cientista de dados – um subconjunto dos dois – haverá oportunidades de carreira contínuas."

Ali Ghodsi, CEO e cofundador da Databricks, descreve um outro papel – engenheiro de aprendizado de máquina – que ele chama de “uma junção entre um engenheiro de dados e um cientista de dados. As empresas que estão à procura de engenheiros de aprendizado de máquina normalmente querem alguém que seja bom nos aspectos de ciência de dados do aprendizado de máquina, mas que também são engenheiros bons em construir e executar sistemas. As empresas que estão contratando esses cargos estão à frente do jogo e, devido à sua importância para projetos de AI/ML bem-sucedidos, é apenas uma questão de tempo até que se torne uma posição tão comum quanto um cientista de dados”.

Recrutadores e gerentes de contratação terão dificuldade em colocar essas posições por causa da especialização necessária, diz Ken Underhill, instrutor mestre da Cybrary.

“Há uma falta de candidatos qualificados para esses papéis”, diz Underhill. “Instituições educacionais estão pressionando para fechar a lacuna de talentos cibernéticos – universidades tradicionais e sites on-line, como Cybrary, Udacity, Coursera etc. – no entanto, algumas experiências desses papéis ainda são necessárias para entender completamente as complexidades envolvidas nessas áreas”.

Engenheiro de robótica e criptomoeda Juntamente com papéis mais previsíveis, como o diretor de segurança - John Barrett, sócio da firma de pesquisa de executivos ON Partners, diz que há um aumento na demanda – e na escassez – para funções de engenharia robótica e engenharia de criptomoeda.

“Os CISOs têm crescido na demanda nos últimos anos e se tornaram mais abundantes no mercado. No entanto, esses outros novos papéis de alta demanda são muito difíceis de preencher. Por exemplo, os VPs de engenharia robótica precisam ter conhecimento do desenvolvimento e produção de equipamentos automatizados, de [máquina a máquina], operações de manufatura e inteligência artificial. E os vice-presidentes de criptomoeda precisam ter experiência em primeira mão com os regulamentos de conhecer o seu cliente e contra lavagem de dinheiro. Os conjuntos de talentos relacionados a essas duas posições ainda são muito pequenos em relação à demanda crescente”, diz ele.

Arquiteto de redes Cassie Pike, vice-presidente sênior de serviços ao cliente da Cielo, diz que os arquitetos e administradores de rede são os dois cargos que eles estão achando mais difíceis de preencher. E eles notaram um aumento acentuado nas postagens desde 2017.

“As empresas continuam investindo em redes de tecnologia novas, melhores e mais rápidas, e o emprego dentro dessas funções está crescendo ano a ano. No entanto, muitos candidatos estão se inclinando para papéis de TI mais atraentes, como a segurança cibernética. A demanda por trabalhadores de tecnologia da informação é alta em geral”, diz ela.

Engenheiro full-stack Os usuários da web estão exigindo cada vez mais experiências de consumo mais robustas e semelhantes a aplicativos, o que levou a uma forte demanda por desenvolvedores web front-end e back-end – e ainda mais para aqueles que combinam essas habilidades como engenheiros full-stack.

“Tecnologias como os aplicativos web progressivos estão levando a experiência da web para mais perto do nativo em plataformas móveis”, afirma Gautam Agrawal, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Sencha. “E não demorará muito para que a web seja a escolha preferida para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, especialmente na empresa, para todos os benefícios óbvios do desenvolvimento entre plataformas."

A familiaridade com as plataformas de código aberto é fundamental, afirma Candace Murphy, gerente de recrutamento de TI do Addison Group. “Tendências maiores no desenvolvimento de código aberto estão crescendo. Ela é impulsionada por empresas que se afastam das plataformas tradicionais que exigem taxas de licenciamento."

Engenheiro de AI e deep learning À medida que a AI acelera a forma como trabalhamos com enormes quantidades de dados e a converte em insights acionáveis, a área está carente de novos talentos. O interesse corporativo e do consumidor está aumentando em áreas como automação e direção autônoma, o que significa que engenheiros com experiência em deep learning são difíceis de encontrar.

“Hoje há uma enorme demanda por AI e trabalho relacionado à deep learning com oferta muito limitada, e o salário é extremamente bom – na verdade, é pagamento em excesso às vezes”, diz Subbu Rama, CEO da Bitfusion. “Essa é uma boa área para se concentrar”.

E se você está pensando em investir em uma mudança, tenha certeza: a demanda por engenheiros com AI, aprendizado de máquina e deep learning não parece estar diminuindo tão cedo.

“Com o foco intenso em análise preditiva, deep learning, aprendizado de máquina e inteligência artificial, essas posições devem permanecer relevantes nos próximos anos”, diz Villanustre.

Se você quiser se diferenciar, trabalhe para encontrar soluções usando deep learning para domínios que não começam com grandes quantidades de dados para modelar.

“Até onde sabemos, não está claro como podemos construir modelos de aprendizado de máquina em que apenas uma quantidade limitada de dados está disponível”, diz Mehdi Samadi, CTO da Solvvy. “Atualmente, isso está limitando os tipos de aplicativos inteligentes que esperamos ver no futuro próximo. A solução para esse problema é encontrar abordagens que nos ajudem a gerar dados ou criar modelos de aprendizado de máquina mais robustos, os quais possam aprender com dados limitados. Transferir algoritmos de aprendizado, aprendendo com os dados disponíveis em outros domínios para ter um bom desempenho em um novo domínio”, é uma área promissora para engenheiros, diz Samadi.

Analista de segurança Jeff Friess, líder de segurança cibernética do Global Executive Solutions Group, diz que as empresas estão tão preocupadas com violações da segurança cibernética – que podem custar milhões de dólares às empresas por incidente – que há muito mais empregos abertos do que profissionais para preenchê-las.

“Nos Estados Unidos, estima-se que 2 milhões de vagas não serão preenchidas até 2020”, diz Friess. “Com a luta para contratar talentos de segurança cibernética, as organizações se abrem para ataques de hackers, violações de dados e ataques de ransomware”.

Os analistas de segurança precisam ser generalistas com habilidades mais amplas do que profundas, ele diz, com a capacidade de trabalhar em várias áreas da empresa fazendo a contratação. “Eles devem ser capazes de pensar estrategicamente e ter uma visão geral sobre segurança da informação, ter as habilidades interpessoais necessárias para lidar com as partes interessadas e falar com os membros do conselho”.

Engenheiro de IoT Os dispositivos de IoT estão sobrecarregando as empresas com dados, muitos deles não estruturados, e as empresas querem encontrar maneiras de coletar e dar sentido a essas informações de maneira oportuna. “A internet das coisas é onde o mundo da tecnologia está”, diz Dino Grigorakakis, vice-presidente de recrutamento da Randstad. “Trabalhar como engenheiro de IoT tem muitas oportunidades atuais e futuras, a posição é frequentemente compensada competitivamente e a experiência com a IoT preparará os candidatos para avançar no setor de tecnologia da informação, mesmo que decidam abandonar o trabalho diretamente com a internet das coisas”.

Desenvolvedor VR/AR Aymen Sayed, diretor de produtos da CA Technologies, vê oportunidades para profissionais de tecnologia em realidade virtual e simulação e treinamento de realidade aumentada, o que deve significar mais funções para desenvolvedores de AR e VR – tanto em desenvolvimento quanto em segurança.

“A integração da próxima onda de aplicativos requer imensa coordenação e segurança em sistemas, data centers e aplicativos”, diz Sayed. “As empresas começarão a perceber incríveis eficiências e economias de custo, aproveitando aplicativos empresariais imersivos. Na verdade, o Gartner prevê que, até 2020, soluções imersivas de realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista farão parte de 20% da estratégia de transformação digital da empresa”.

Scott Chasin, ex-diretor de tecnologia da McAfee e agora CEO da ProtectWise, afirma que a segurança cibernética baseada em realidade virtual é a melhor maneira de identificar ameaças e um meio de atrair novos analistas de segurança usando uma experiência imersiva com a qual estão familiarizados.

“Os analistas se tornarão infinitamente mais eficientes em responder a incidentes e detectar anomalias”, diz Chasin, cuja empresa está desenvolvendo um aplicativo de segurança cibernética baseado em VR. “E as empresas serão capazes de superar a lacuna de talentos ao utilizar uma nova geração de analistas para os quais os ambientes sensorialmente ricos, imersivos e virtuais são instintivos”.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: