sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Lojas da Apple terão aulas gratuitas de programação no mês de dezembro

Lojas da Apple terão aulas gratuitas de programação no mês de dezembro
Lojas da Apple terão aulas gratuitas de programação no mês de dezembro
A Apple abriu inscrições hoje (26) para aulas de programação básica que serão ministradas em diversas lojas da empresa ao redor do mundo. As sessões, chamadas de Hour of Code, ocorrerão entre os dias 1 e 14 de dezembro, e ensinarão gratuitamente noções de programação para visitantes a partir dos 6 anos de idades. No Brasil, a unidade paulista da Apple Store do Morumbi, além da unidade fluminense do VillageMall, já participaram da campanha, mas ainda não está claro se a edição de 2018 também acontecerá nessas lojas.

Esse já será o sexto ano em que a Apple utiliza suas lojas para aulas básicas de programação, que serão divididas em sessões diárias, totalizando 14 turmas de introdução à linguagem de programação oferecidas. Para os inscritos entre 6 e 12 anos, as sessões envolverão ensinar a noção geral da lógica de programação através de robôs, enquanto aqueles com mais de 12 anos usarão o aplicativo Swift Playgrounds para aprender o básico de como programar.

A Apple também aproveitou a oportunidade para introduzir novos materiais aos professores que irão participar da Computer Science Education Week, uma campanha da Apple que acontece no início de dezembro e que tem como objetivo introduzir alunos do ensino fundamental à se interessarem por linguagem de programação. Além disso, a empresa também introduziu um novo kit para o Swif Coding Club, que ajudará estudantes e professores a criarem clubes de programação dentro das escolas.

Nos últimos dois anos, a Apple tem investido bastante na capacitação de novos desenvolvedores de aplicativos. O esforço começou com o lançamento do Swift Playgrounds, um app educacional criado para ensinar programação para estudantes de diversos níveis. Dois anos depois, o aplicativo não só já está disponível em 15 línguas diferentes e conta com uma série de novos módulos (como programação de robôs de brinquedo ou introdução à programação de aplicativos de Realidade Aumentada, por exemplo), como a empresa agora pretende também transformá-lo em um curso extracurricular oficial do sistema de educação dos Estados Unidos.

A Maçã anunciou que, a partir do ano que vem, o Swift Playground será transformado num curso AP (Advanced Placement, um tipo de curso extracurricular para conhecimentos mais técnicos), que será oferecido para estudantes colegiais de todo os Estados Unidos. O curso terá duração de um ano, e aqueles que conseguirem passar no teste final receberão um certificado emitido pela própria Apple, que provavelmente se tornará algo muito visado por estudantes que queiram entrar nas escolas mais renomadas de engenharia do país.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: