quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Quais carreiras (entre TI) vão estar em alta em 2018

Quais carreiras (entre TI)  vão estar em alta em 2018
Quais carreiras (entre TI)  vão estar em alta em 2018
A retomada econômica, uma grande aposta para 2018, deve ser determinante na criação de empregos. Mas quais carreiras vão estar em alta, com mais oportunidades e maior valorização?

Uma das crenças é que, diante do cenário de rescaldo da crise, o foco das organizações está na redução dos desperdícios e  ausência de planejamento. “Por isso, há espaço para os diversos tipos de consultoria: em estratégias, finanças, operações, negócios, logística, pessoas”, diz Anna Cherubina Scofano, consultora e assessora em gestão estratégica de pessoas e professora da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Fernando Mantovani, diretor-geral da empresa de recrutamento e seleção Robert Half, diz que, além de pensar nas carreiras promissoras, vale olhar os setores que estão com demanda reprimida e já dão amostras de recuperação, como a indústria automotiva e a de óleo e gás. “Há sinalização clara de projetos saindo da gaveta”, comenta ele.

Além disso, existem as áreas em franca ascensão, como marketing digital, compliance (dentro da área jurídica) e BI (business intelligence, interligada à tecnologia). Scofano afirma que o leque é amplo: “A demanda do mercado de trabalho por novas competências e conhecimentos não significa que outras áreas perderam destaque, afinal, elas fazem parte da sustentabilidade de toda e qualquer organização”, opina.

Seguem as apostas dos dois especialistas nas carreiras que vão estar em alta em 2018:

Analista de BI (business intelligence): coleta dados e informações que possam identificar oportunidades de mercado ou possíveis problemas e analisa a concorrência.

Analista de cibersecurity: opera como sentinela dos sistemas informatizados, utilizando habilidades técnicas para protegê-los dos ataques.

Analista de compliance: valida todas as operações da companhia conforme as leis e regulamentos internos e externos.

Analista de marketing digital: reforça a imagem dos produtos e da marca, com o objetivo de melhorar o posicionamento e estreitar relações.

Atuário: profissional qualificado em estatística e matemática que oferece as recomendações de risco para empresas, ajudando  no planejamento e tomada de decisões.

Biotecnólogo: trabalha com várias frentes, que vão desde o desenvolvimento de novos produtos até o controle de pragas e à fabricação de medicamentos.

Cientista de alimentos: conduz pesquisas e desenvolvimento de novos produtos seguros e palatáveis para o consumo.

Cientista de dados ou curador de dados: foca o tratamento das informações do negócio da empresa para aplicá-las na inteligência artificial, cada vez mais usada em programação de máquinas.

Desenvolvedor de jogos eletrônicos: planeja, desenvolve as etapas e constrói o jogo, assim como o design.

Designer: a criatividade das artes visuais aplicada nas áreas de produtos, gráficos, joias, interiores e têxtil.

Engenheiro ambiental: utiliza seus conhecimentos de química, biologia e engenharia para resolver problemas ambientais.

Engenheiro de energia: pesquisa e desenvolve métodos de geração de energia a partir de diferentes fontes.

Engenheiro de redes: especializado em sistemas de redes produzidos por mais de um fabricante.

Engenheiro de software: responsável pelo planejamento, análise, desenvolvimento e testagem dos dispositivos, sejam jogos, aplicativos ou outros sistemas.

Engenheiro de telecomunicações: responsável pelo intercâmbio de dados e pela comunicação por meio das diversas tecnologias, tais como fibra ótica e banda larga.

Gestor de logística e supply chain: abrange desde a fabricação até a distribuição do produto, garantindo a otimização de todo o processo.

Gestor de projetos de resíduos: coordena projetos de tratamento de resíduos, de água, esgoto, lixo e reciclagem.

Gestor de redes: responde pela segurança das redes em nível mundial, sua sincronização e atualização tecnológica.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: