domingo, 7 de janeiro de 2018

Linguagem C 'ressurge', desbanca Python e se torna a mais popular de 2017

Linguagem C desbanca Python e se torna a mais popular de 2017
A linguagem C recuperou popularidade durante 2017 no índice da Tiobe, ganhando a designação de Linguagem de Programação do Ano de 2017. Cresceu 1,69 pontos percentuais na sua classificação anual, considerando o registro de Janeiro. O suficiente para derrotar a Python, cuja quota aumentou 1,21% e a Erlang, com ganho de 0,98%. Contudo apenas há cinco meses, a C estava com a sua classificação bem mais baixa (por volta de 6%). Agora a quota subiu para 11,07% mais uma vez, colocando-a apenas atrás da Java, tendo esta tenha caído 3,05%.

O ressurgimento da C está possivelmente ligado à popularidade na indústria automobilística, segundo a Tiobe.

No ano de 2016 a linguagem de programação do ano foi a Go (Golang), da Google.

Linguagem C 'ressurge', desbanca Python e se torna a mais popular de 2017
A Tiobe baseia as suas classificações em uma fórmula que considera o volume de pesquisas sobre linguagens em serviços de busca como o Google, Bing e na Wikipedia.

Linguagens promissoras como Julia, Hack, Rust e Kotlin sequer entraram para a lista das 30 mais preferidas.

Um grupo de outras linguagens com saltos de popularidade significativos em 2017 inclui a R, que subiu de 16º para o lugar e a Kotlin. Esta evoluiu para a 39ª posição desde a 89ª. Outro destaque é a Erlang, que aparece no 23º lugar depois de estar no 44º há um ano.

“Entrar no ‘top 10’ ou mesmo ‘top 20’ requer ter um ecossistema amplo e forte”, recorda Paul Jansen, diretor executivo da Tiobe. “Isso não acontece em 12 meses, apenas”.

FonteCIO/IDG




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: