quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Bitcoin entra no radar dos hackers da Coreia do Norte

Bitcoin entra no radar dos hackers da Coreia do Norte
Bitcoin entra no radar dos hackers da Coreia do Norte
De acordo com a pesquisadora de segurança Ashley Shen, o governo norte-coreano estaria de olho nas trocas de bitcoin para fins de lucro financeiro, dado o fato da moeda virtual continuar aumentando significamente nas últimas semanas.

"Recentemente, descobrimos que alguns dos grupos de ameaças persistentes e avançadas estão tentando invadir instituições financeiras como bancos e trocas de bitcoins para ganhar lucro financeiro", disse a analista à rede britânica Sky News.

Shen destacou que os ataques cibernéticos, por ora, vêm sendo infrutíferos. Contudo, é provável que eles prossigam, sobretudo pelo fato de que o valor crescente do bitcoin o torna um bom investimento — ainda que arriscado.

O monitoramento feito pelos pesquisadores no Reino Unido mostrou que os mesmos hackers norte-coreanos que agiam em busca de dados confidenciais e de inteligência foram recentemente mudando para os ataques por obtenção de moeda digital.

"Uma das razões pelas quais o bitcoin está sendo atacado é porque o preço continua aumentando e pensamos que isso é razoável para hackers. A moeda digital pode ser mais fácil de ganhar do que a moeda física", explicou a pesquisadora.

Um dos co-pesquisadores que trabalham com Shen e também para um banco sul-coreano disse à Sky News que, apenas alguns anos atrás, hackers norte-coreanos iniciaram ataques para paralisar a sociedade, mas agora eles estavam pirateando dinheiro.

A empresa de segurança FireEye disse em um relatório de setembro que hackers ligados à Coreia do Norte roubaram bitcoins de pelo menos três trocas sul-coreanas de criptografia desde maio de 2017.

"Agora, podemos estar testemunhando uma segunda onda desta campanha: atores patrocinados pelo Estado que procuram roubar bitcoin e outras moedas virtuais como meio de evadir sanções e obter moedas fortes para financiar o regime", disse o documento.

A Agência Coreana de Internet e Segurança também prevê um aumento dos ataques cibernéticos da Coreia do Norte, visando o intercâmbio de criptografia em sua perspectiva sobre os ataques cibernéticos do próximo ano divulgados na semana passada.

Um bitcoin, que valia menos de US$ 1.000 no início deste ano, atingiu mais de US$ 17.000 na semana passada.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: