sexta-feira, 14 de julho de 2017

9 linguagens de programação que vale a pena manter no radar.

9 linguagens de programação que vale a pena manter no radar.
9 linguagens de programação que vale a pena manter no radar.
As linguagens de programação são populares por um motivo, em especial: oferecem uma base enorme de código aberto, bibliotecas e frameworks que facilitam o trabalho dos programadores. Mas, às vezes, os vastos recursos das linguagens de programação populares e convencionais não são suficientes para resolver um problema particular. Às vezes você tem que olhar para além do óbvio para encontrar o idioma certo, onde a estrutura certa faz a diferença ao oferecer recursos extras que ajudem seu código a ser executado significativamente mais rápido, sem ajustes e otimização infinitas. Produzir um código muito mais estável e preciso, evitando que voce recorra a código desleixado ou incorreto.

O mundo é preenchido com milhares de idiomas inteligentes que não são C#, Java ou JavaScript. Alguns são estimados por apenas alguns, mas muitos têm comunidades florescentes conectadas por um amor comum pelas facilidades que proporcionam na solução de certos problemas.

Pode não haver dezenas de milhões de programadores que conheçam a sintaxe, mas às vezes há valor em fazer as coisas um pouco diferentes. Experimentar com qualquer nova linguagem pode pagar dividendos significativos em projetos futuros.

As nove linguagens a seguir devem estar no radar de cada programador. Elas podem não ser o melhor para cada trabalho - muitas são direcionadas a tarefas especializadas. Mas todas  oferecem upsides que valem a pena investigar e investir.

Pode chegar o dia em que cada uma dessas linguagens acabará se revelando exatamente o que seu projeto precisa.

1 - Kotkin - reconsiderando o javanês

2 - Erlang - programação funcional para sistemas em tempo real

3 - Go - Simplicidade e dinamismo 

4 - OCaml - para complexas hierarquias de dados

5 - TypeScript - o JavaScript que você gostaria

6 - Rust - linguagem de sistema segura e funcional

7 - Scala - programação funcional na JVM

8 - Haskell: programação funcional, pura e simples

9 - Julia: trazendo velocidade para o mundo Python





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: