quinta-feira, 22 de junho de 2017

Software grátis do Google permite que você treine inteligência artificial com seu PC.

Software do Google permite que você treine inteligência artificial com seu PC.
Software do Google permite que você treine inteligência artificial com seu PC.
Técnicas de aprendizagem de máquina, que normalmente são usadas para treinar inteligências artificiais, costumam exigir enorme poder de processamento. Por isso, são relegadas geralmente a servidores ou supercomputadores. Mas o Google liberou uma ferramenta chamada Tensor2Tensor que permite que mesmo PCs domésticos sejam usados para essas tarefas.

O Tensor2Tensor (T2T) é um programa para treinar modelos de aprendizagem profunda no Tensorflow - o ambiente de aprendizagem de máquina no Google. Ele permite que algoritmos sejam treinados para tarefas como reconhecimento de imagens, criação de legendas, tradução e análise de texto. Ele foi disponibilizado em modelo open source, e seu código fonte já pode ser visto no GitHub.

Aprendizagem para todas as máquinas

Um dos principais destaques da nova ferramenta da empresa é que ela permite que os resultados obtidos por processos muito sofisticados de aprendizagem de máquina sejam replicados em sistemas muito mais simples. Por exemplo: num teste de tradução, o T2T conseguiu treinar um modelo de tradução a obter resultados semelhantes aos dos melhores sistemas com apenas um dia de treinamento em uma máquina com uma só placa de vídeo.

A disponibilização desse sistema é muito importante para universidades e outras instituições que fazem pesquisa com (ou sobre) modelos de aprendizagem de máquina. Isso porque esses modelos em geral exigem configurações muito específicas de máquinas para dar resultados, e uma variação mínima na configuração pode dar resultados muito diferentes. 

Esse sistema facilita a reprodução de resultados usando configurações de hardware diferentes. Ele também permite que um mesmo modelo seja testado com configurações diferentes, e que pequenas partes do modelo sejam alteradas para avaliar seu impacto individual no resultado final. Assim, é possível treinar modelos usado diferentes conjuntos de dados e diferentes configurações em menos tempo.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: