segunda-feira, 22 de maio de 2017

Portugal irá instalar sensores em órgãos públicos para detectar ciberataques em tempo real.

Portugal irá instalar sensores em órgãos públicos para detectar ciberataques em tempo real.
Portugal irá instalar sensores em órgãos públicos para detectar ciberataques em tempo real.
O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) vai instalar sensores nas redes de computadores dos ministérios das áreas de soberania - Negócios Estrangeiros, Justiça e Administração Interna - que permitem em tempo real detectar e travar ciberataques. O diretor do CNCS, Pedro Veiga, adiantou ao DN, que "o concurso será lançado em breve e em setembro/outubro contamos começar a instalar os primeiros sensores".

A proteção das redes de computadores do estado e dos setores críticos ganhou acrescida preocupação depois do ciberataque internacional da semana passada e, de novo, depois de o Sistema de Informações do Ministério Público (SIMP) ter sido atacado.

O projeto do CNCS, designado "Panorama" consiste na instalação de um software, utilizado já em vários países, que estará ligado ao CNCS, onde, num écran gigante, vão sendo monitorizados os acessos aos sistemas informáticos daquelas entidades e mostrando o "panorama do ciberespaço nacional", explica Pedro Veiga.

O objetivo é colocar os sensores em outros ministérios e infraestruturas críticas, como os setores da Energia, Transportes e Banca. Os primeiros, das áreas de soberania nacional, vão ser os considerados de maior risco de serem alvos de ciberataque. Nesta avaliação foi tido em conta alguns incidentes registados pelo CNCS no ano passado e que deram conta da "existência de indícios de campanhas que poderão ser associadas a ciberespionagem de largo espetro, com alvos nacionais", segundo descrito no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI 2016).

Pedro Veiga, professor no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCCN), e ex-presidente da extinta Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), sabe que este equipamento "permitirá uma maior capacitação de defesa dos ciberataques".

Segundo ainda o balanço do CNCS publicado no RASI, a equipe de resposta aos incidentes informáticos recebeu 4042 notificações no ano passado, das quais 10% foram consideradas válidas, analisadas e resolvidas. Destas, "9% estavam relacionadas, direta ou indiretamente, com entidades do Estado". [ Fonte: DN ].




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: