domingo, 14 de maio de 2017

Confira 8 grandes ciberataques que assustaram o mundo.

Confira 8 grandes ciberataques que assustaram o mundo.
Confira 8 grandes ciberataques que assustaram o mundo.
Na última sexta (12 de maio de 2017) aconteceu o maior ciberataque do tipo sequestro de dados, cerca de 120 mil infecções ao redor do mundo foram registrados pelo ransomware Wanna Cry, mas esse não foi o primeiro registro de um grande ataque virtual, confira nesta lista 8 grandes ciberataques que assustaram o mundo.

1 - O roubo de e-mails do Partido Democrata, em 2016, e a divulgação das comunicações internas por meios como o WikiLeaks deixaram muito abalada a candidatura de Hillary Clinton. A CIA crê que esse ciberataque foi obra de crackers a serviço do governo russo, em possível associação a membros da campanha de Donald Trump.

2 - Na esteira do filme "A entrevista", que satirizava o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, a Sony Pictures sofreu no fim de 2014 uma onda de ciberataques que levaram ao vazamento de informações internas que comprometeram a companhia. Os EUA atribuíram os ataques a crackers ligados a Pyongyang.

3 - Em 2007, ocorre o primeiro caso em que um país inteiro sofreu um ataque cibernético total. Uma série de ataques simultâneos trouxe um colapso os sistemas de informática do Parlamento, ministérios, bancos e jornais estonianos. O país acusou a Rússia de conduzir os ataques.

4 - Um potente vírus foi desenvolvido para sabotar as usinas de enriquecimento de urânio do Irã, em 2010, e demonstrou um nível de sofisticação jamais visto anteriormente. Sua criação foi atribuída a Israel e EUA.

5 - Segundo Edward Snowden, ex-funcionário da CIA e da NSA que vazou segredos sobre a vigilância em massa da agência americana, crackers chineses roubaram informações preciosas sobre o projeto do caça de combate americano F-35 para implantar em seu caça J31. Essa ação lhes teria poupado milhões de dólares e anos de pesquisa.

6 - Esse grupo especializado em ferramentas cibernéticas e técnicas ofensivas invadiu sistemas de diversos países em 2012, trazendo indícios de que eles se relacionassem à NSA americana e tenham disparado mais de 500 malwares em vários ciberataques. O WikiLeaks foi responsável por revelar sua existência.

7 - Um vírus BlackEnergy infectou os sistemas de uma central elétrica ucraniana em 2015, e deixou sem aquecimento milhares de pessoas em pleno inverno. O governo da Ucrânia acusou Moscou de estar por trás do ataque, que promoveu danos civis.

8 - O malware danificou milhares de equipamentos de informática de uma empresa petrolífera da Arábia Saudita em 2012. O grupo Cutting Sword of Justice, presunçosamente relacionado com o Irã, reinvindicou o ataque. Os dois países são rivais na diplomacia e em vertentes religiosas, sendo antagonistas no Oriente Médio.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: