quinta-feira, 25 de maio de 2017

A importância do profissional de TI falar outro idioma.

A importância do profissional de TI falar outro idioma.
A importância do profissional de TI falar outro idioma.
No século 21, a internacionalização dos mercados está diante de nossos olhos. Não há mais a atuação de uma empresa sozinha e a globalização da economia tem tornado a parceria entre as empresas algo mais palpável. O avanço acelerado da tecnologia é outro ponto que contribuiu para essa nova realidade dos mercados.

Diante disso tudo, além da atualização que os profissionais de qualquer área devem ter, o aprendizado de uma língua mundial como o inglês se torna um diferencial profissional. O domínio do inglês, hoje, é pré-requisito para quem busca por uma vaga no mercado ou quer crescer e alcançar patamares mais altos em sua carreira. E isso também se aplica à área de TI. Os profissionais de TI ainda não se deram conta da importância do domínio de uma língua como o inglês e isso é revelado através da revista Computer World, que ressalta essa escassez de mão de obra qualificada no segmento de tecnologia, especialmente em países sul-americanos, incluindo o Brasil.

É profissional de TI e não sabe inglês? Com a Preply você aprende inglês do próprio computador, através de aulas 100% on-line ou presenciais. Nossa plataforma conta com professores do Brasil e do mundo. Clique em https://preply.com/pt/skype/inglês-professor-nativo e saiba mais.

Por que falar inglês?

Por questões históricas, pelo fato de que praticamente toda a comunicação internacional se dá em inglês, pelo poderio econômico americano e por mais de 80% das informações armazenadas na web estarem em inglês, dominar esse idioma é obrigatório para quem quer ir além de sua formação. Dominar o inglês, hoje, já se tornou sinônimo de inclusão social, pois a língua é falada por cerca de 400 milhões de nativos e mais de 2 bilhões de pessoas mundo afora, tendo se tornado uma espécie de latim dos tempos modernos. E, considerando a falta de mão de obra na área de tecnologia não só no Brasil, mas em praticamente todos os continentes do planeta, o profissional que atinge a fluência no inglês amplia de forma inimaginável suas possibilidades profissionais em seu setor dentro e fora de sua terra natal.

Um outro ponto relevante sobre a importância do domínio da língua inglesa para quem quer seguir carreira nessa área é o fato de que a tecnologia da informação faz uso de muitos termos, expressões e siglas muitas vezes indecifráveis para aqueles que ainda não conhecem o inglês. Como exemplo, temos expressões como knowledge management (KM), enterprise resource planning (ERP), supply chain management (SCM), customer relationship management (CRM), entre uma infinidade de outras expressões usadas com frequência. Segundo dados da Computer World, conquistar o domínio da língua inglesa representa, em média, um aumento de até 30% no salário de um profissional da área de TI, podendo dobrar ou até triplicar, dependendo do cargo e do grau de experiência do profissional. Segundo a consultoria, a diferença de salario entre um profissional de TI que domina o inglês e outro que, apesar da formação acadêmica, não sabe a língua, chega a ser de mais de US$ 2.000.00 anuais.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: