quarta-feira, 12 de abril de 2017

Hacker invade sistema e faz 156 sirenes de alerta dispararem em cidade dos EUA.

Hacker invade sistema e faz 156 sirenes de alerta dispararem em cidade dos EUA. Foto: Dallas, Texas.
Autoridades de Dallas nos Estados Unidos afirmaram que todas as 156 sirenes da cidade foram disparadas por um hacker que conseguiu acessar o sistema sem autorização. O barulho preocupou os moradores e as linhas de emergência da cidade receberam 4,4 mil chamadas, o dobro do esperado para o horário. O caso ocorreu na madrugada de sexta para sábado (8 de Abril de 2017).

As sirenes são usadas pela cidade de Dallas para alertar cidadãos sobre emergências climáticas, tais como tornados.

O problema demorou cerca de 90 minutos para ser solucionado em definitivo. Durante esse período, as sirenes teriam sido acionadas 15 vezes, cada uma durando cerca de 90 segundos.

Segundo as autoridades, os bombeiros começaram a tratar do caso por volta das 0h30 de sábado (horário local), mas o invasor religava as sirenes toda vez que elas eram silenciadas pela equipe. Isso obrigou a cidade a desativar completamente o sistema por volta da 1h20. 

As autoridades dizem já ter encontrado a vulnerabilidade que permitiu a invasão e que pretendem religar o sistema de alerta até o próximo fim de semana. Acredita-se que a invasão tenha sido realizada por alguém localizado na cidade, já que a invasão teria exigido presença física próxima à rede das sirenes, mas ninguém foi acusado.

O prefeito da cidade classificou o episódio como "um ataque ao nosso sistema de notificação de emergência" e prometeu punir o responsável. Ele também disse que a cidade deve modernizar sua infraestrutura eletrônica.

Dallas é um município do estado do Texas e o 9ª mais populoso dos Estados Unidos, com aproximadamente 1,3 milhão de habitantes.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: