quinta-feira, 30 de março de 2017

USP oferece curso grátis de Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com GameMaker.

USP oferece curso grátis de Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com GameMaker.
USP oferece curso grátis de Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com GameMaker.
Jornal da USP - Mostrar aos participantes como programar jogos eletrônicos utilizando uma das ferramentas mais conhecidas para essa finalidade e de fácil aprendizado: o GameMaker. Esse é o objetivo do curso que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Gratuita, a iniciativa será no próximo domingo, 2 de abril, na sala 6-303 do ICMC, das 9 às 12 horas e das 14 às 19 horas. Há 30 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até quinta-feira, 30 de março, ou enquanto houver vagas. Para se inscrever, basta acessar o Sistema Apolo da USP neste link.

Durante o curso, os participantes vão aprender sobre os componentes de um jogo e a programação de games, podendo aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos. Com o GameMaker, é possível organizar todos os recursos dos games em pastas dentro da ferramenta, incluindo editores de imagens, sons, scripts e fases. O GameMaker permite, ainda, salvar os recursos criados para que possam ser empregados em outros jogos ou fora do programa.

Sob coordenação do professor Fernando Osório, a atividade é uma iniciativa do grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG), que é voltado ao estudo e desenvolvimento de jogos digitais. Quem vai ministrar o curso são os estudantes Leonardo Pereira e William Ferreira. Eles recomendam que os participantes, se puderem, levem seus notebooks para o curso com o GameMaker instalado.

Pereira fez Ciências de Computação no ICMC e, atualmente, é aluno de mestrado no instituto. Ele atua desde 2012 no FoG e tem experiência teórico-prática acumulada no desenvolvimento de jogos, que inclui participação em projetos junto ao grupo, organização de competições de desenvolvimento rápido de jogos (Game Jams), além de ter realizado pesquisas temáticas sobre o assunto, bem como organizado e ministrado aulas em uma disciplina de desenvolvimento de games no ICMC. Pereira possui, ainda, experiência em diversas ferramentas usadas na área, tais como Unity3D, Stencyl e GameMaker.

Já William Ferreira cursa atualmente Ciências de Computação no ICMC e atua desde 2016 no FoG. Assim como Pereira, possui experiência teórico-prática no desenvolvimento de jogos, participou de Game Jams e também domina diversas ferramentas, tais como Unity3D, LÖVE e GameMaker.

O ICMC está localizado na Av. Trabalhador São-Carlense, 400, no campus I da USP em São Carlos.

Mais informações: (16) 3373-9146, e-mail ccex@icmc.usp.br





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: