quinta-feira, 30 de março de 2017

Elon Musk cria empresa para conectar cérebro a computador.

Elon Musk cria empresa para conectar cérebro a computador.
Elon Musk cria empresa para conectar cérebro a computador.
O milionário Elon Musk, presidente da empresa de veículos elétricos Tesla e do projeto espacial SpaceX, anunciou na terça-feira (28 de Março de 2017) que passará a explorar uma nova tecnologia para conectar o cérebro com um computador.

Elon Musk disse, no Twitter, que criou uma nova empresa, chamada Neuralink, dedicada a desenvolver uma interface cérebro-computador.

"Um longo artigo sobre a Neuralink será publicado no [blog] @waitbutwhy dentro de uma semana. É difícil ter tempo [para desenvolver isso], mas o risco existencial é alto demais para não fazê-lo", twittou o milionário da tecnologia.

A nova empresa vai se concentrar na tecnologia de "encaixe neural", que envolve a implantação de pequenos eletrodos no cérebro capazes de transmitir ou "importar" pensamentos a um computador ou a outro dispositivo eletrônico.

Musk, considerado um visionário do Vale do Silício, nos EUA, acredita que conectar diretamente o sistema nervoso a um computador pode aumentar o poder do cérebro.

Estabelecer contato com o cérebro é um sonho antigo. Cientistas de um centro de pesquisa na Suíça recentemente conseguiram se comunicar pela primeira vez com pacientes completamente paralisados. Mas a técnica que eles usaram é diferente da que Elon Musk pretende desenvolver. O empresário quer usar espectroscopia de infravermelho combinada com eletroencefalografia para medir a oxigenação do sangue e a atividade elétrica do cérebro, sem afetá-lo diretamente.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: