terça-feira, 14 de março de 2017

Guia de como trabalhar com TI em Portugal.

Guia de como trabalhar com TI em Portugal.
Guia de como trabalhar com TI em Portugal.

Erick Gutierrez do site EuroDicas  da boas dicas de como trabalhar com TI em Portugal.

Uma das perguntas mais frequentes que recebo é sobre como trabalhar com TI em Portugal (Tecnologia da Informação ou simplesmente Informática, para quem não é da área).

Acredito que isso acontece por dois motivos: o primeiro é por que eu trabalho com TI em Portugal e posso compartilhar com vocês informações precisas, e o outro motivo é que as pessoas que trabalham com TI tem mais facilidade para imigrar, por ter vagas de tecnologia no mundo todo.

Como é o mercado de TI em Portugal (Empregos de TI em Portugal)

Como em quase todos os lugares do mundo, o mercado de trabalho em tecnologia em Portugal sempre foi aquecido, mas ganhou força nos últimos anos. Isso por que o governo criou incentivos para empresas já consolidadas abrissem sedes em Portugal, e também programas para criação de startups.

Nos últimos anos Portugal passou a aparecer em rankings como bom país para trabalhar/investir em Tecnologia, foi premiado algumas vezes e até conseguiu sediar um dos eventos mais importantes de tecnologia, o Web Summit.

Em geral, as empresas de tecnologia em Portugal criam e prestam serviços para outros países, por que o mercado interno em si é pequeno. Por isso falar mais de um idioma é obrigatório.

Vagas e Salários de TI em Portugal

Com o mercado aquecido, falta mão de obra qualificada para trabalhar em Portugal, e eles veem a contratação de imigrantes como uma boa solução.

Empresas que contratam brasileiros para trabalhar com TI em Portugal

A contratação de imigrantes para trabalhos especializados é uma realidade, e existem empresas que já tem programas para contratação de imigrantes, onde auxiliam a obtenção do visto de trabalho no país.

Empresas que temos conhecimento que contratam imigrantes e auxiliam no visto de trabalho em Portugal:

OLX, Farfetch, Aubay, Fixe Ads, Qbit, Agap2IT e Blip.


Salário na área de TI em Portugal

Se tem uma coisa que não é o “forte” de Portugal, são os salários. Isso se comparar com outros países, mas uma coisa que você deve levar em consideração é que o custo de vida em Portugal é baixo, por isso o salário médio de TI vai te dar uma boa qualidade vida sem dúvida alguma.

Para ter uma noção do salário que você pode ganhar em Portugal, existe esse simulador de salários em Portugal, que você preenche a área/cargo e sua experiência e ele diz o valor mínimo, médio e máximo que você pode ganhar.

Por que os portugueses imigram para trabalhar com TI

Uma pergunta que ouço muito é “Se o mercado de TI é bom, por que os portugueses vão trabalhar na Alemanha, França, Suíça e etc?“.

Os portugueses se formam em faculdades que estão entre as melhores do mundo, e são profissionais requisitados no exterior. Acontece que quando vão a procura de trabalho em Portugal, acham o salário baixo comparado com os outros países da União Européia (mesmo que esse salário entregue boa qualidade de vida em Portugal).

Por quase sempre falar mais de dois idiomas, eles tem uma facilidade enorme em imigrar e assumir cargos de gestor em outro país, conseguindo guardar dinheiro e viver relativamente bem.De maneira geral, imigram por alguns anos, juntam dinheiro e voltam para Portugal para ter qualidade de vida.

Diferente dos portugueses, os brasileiros que veem para Portugal não estão a procura de super-salários, e sim de qualidade de vida, isso inclui: segurança, menos trânsito, educação de qualidade, tempo com a família e etc.

Eu já falei aqui a minha opinião se vale a pena morar e trabalhar em Portugal. Pode ser uma leitura importante para sua decisão.

Opinião dos brasileiros que já trabalham com TI em Portugal

Pedimos a ajuda de alguns brasileiros que já trabalham com TI em Portugal para saber quais foram as principais dificuldades que enfrentaram, e quais diferenças encontraram em relação a trabalho no Brasil.

Entre os participantes, 80% disseram se sentir bem remunerados para a função que exerce. Somente 25% veio com o visto de trabalho para Portugal, a grande maioria veio como estudante e acabou ficando e trocou de visto. Quando perguntado se eles acham que o mercado tem oportunidades para brasileiros, mais de 90% dos entrevistados disseram que SIM e que só depende da qualificação dos profissionais.

Em geral, os brasileiros também responderam que a maior dificuldade para trabalhar em Portugal é a burocracia para conseguir o visto de trabalho. Um fato que os entrevistados comentaram é que os portugueses são mais especialistas que os brasileiros, ou seja, conhecem muito a fundo uma única área enquanto o brasileiro tenta conhecer “de tudo um pouco“.

Como trabalhar com TI em Portugal

O primeiro passo para trabalhar com TI em Portugal é ver se você tem o conhecimento técnico necessário. Isso inclui conhecer e ter boa experiência na área que pretende atuar (se possível, ter certificações na área), ter um bom nível de inglês por que é bem provável que tenha que lidar com pessoas de outros países. Se falar fluentemente o francês e/ou espanhol, pode ser um bom diferencial.

O próximo passo é ter o seu Linkedin atualizado e em inglês, e começar a mandar currículos e entrar em contato com as empresas que tenham vagas em aberto com o seu perfil.

Você só deve/consegue se preocupar com toda a parte burocrática de conseguir um visto e etc, a partir do momento que alguma empresa te der uma carta de intenção de contratação, ou o contrato em si.

Para outras informações genéricas sobre visto de trabalho, consulte como trabalhar em Portugal.
empregos ti portugalempregos ti portugalvagas de ti em portugalcomo trabalhar com em ti portugalempregos ti portugalempregos ti portugal




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: