sexta-feira, 10 de março de 2017

Após feriado do carnaval, cidade do ES descobre que todo seu sistema foi sequestrado.

GUAÇUÍ-ES TEVE O SISTEMA DA PREFEITURA SEQUESTRADOR POR CRACKER.

Os sistemas de informação da Prefeitura de Guaçuí-ES está bloqueado devido à ação de um Cracker. O fato foi descoberto na quarta-feira passada, quando os servidores retornaram ao trabalho, após o feriado de carnaval. Desde então, os funcionários não conseguem fazer qualquer coisa nos computadores do município, nem mesmo buscar o número de um ofício. E a pessoa que se diz responsável pelo bloqueio está pedindo o valor de R$ 12 mil para liberar o sistema.

A ação do hacker, que está se comunicando por meio de um email falso, já foi comunicada às autoridades. Servidores responsáveis pelo setor estiveram na delegacia de Polícia Civil, onde registraram um boletim de ocorrência, e a própria prefeita Vera Costa esteve no Ministério Público para relatar o fato.

Isso, inclusive, prejudicou o pagamento dos servidores que só pôde ser feito na sexta-feira passada, dia 3, como informou a prefeita. “O sistema continua todo bloqueado, quando você liga o computador é como se estivesse todo zerado”. E disse, também, que o hacker que bloqueou o sistema entrou em contato, por intermédio do email da Prefeitura, mais precisamente, com o responsável pelo sistema.

A prefeita disse, ainda, que estão sendo tomadas as medidas cabíveis para que o sistema volte o mais rápido possível, porque o município tem responsabilidades a cumprir e projetos a tocar. “Não conseguimos fazer nada, nem mesmo procurar o número de um ofício, e a Procuradoria está toda parada, somente os setores que tinham um backup separado que conseguiram recuperar alguma coisa”, esclareceu.

Vera Costa também falou que pediu orientação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), já que, este mês é o último para a Prestação de Contas Anual (PCA), o que depende do sistema para ser feito. “Nós pedimos orientação ao Tribunal de Contas e eles pediram que oficializássemos tudo, então, procuramos a Delegacia e vamos ao Ministério Público, e também estamos buscando parceria com o Estado”, disse, explicando que o Governo vai auxiliar o município de Guaçuí, por meio do Prodest, para tentar descobrir o que aconteceu e como foi feito o bloqueio do sistema.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: