terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Site lança ferramenta para ’delatar’ políticos com processos na internet.

Site lança ferramenta para ’delatar’ políticos com processos na internet.
Site lança ferramenta para ’delatar’ políticos com processos na internet.
O site Reclame Aqui lançou uma iniciativa que pretende "delatar" na internet políticos com pendências judiciais.

Para isso, é preciso instalar um plug-in, compatível com o Google Chrome, que grifa de roxo todas as menções a deputados e senadores em exercício que tenham condenação, indiciamento ou citação em investigação.

No caso do presidente do Senado, (PMDB-AL), por exemplo, basta passar o mouse sobre seu nome que aparece a ficha corrida: réu em ação de peculato, alvo de ação civil por improbidade administrativa, e investigado em inquéritos da Lava Jato e alvo de investigação penal em segredo de Justiça.

Dos 81 senadores em exercício, 41 têm o nome marcado pela ferramenta. Na Câmara, aparecem coloridos os nomes do presidente e do vice-presidente da Casa, (DEM-RJ) e (PP-MA), entre outros.

Batizado de Vigie Aqui, o projeto foi criado em parceria com o projeto Excelências, que organiza dados do Transparência Brasil a respeito de parlamentares, e a agência de publicidade Grey.

"A ideia surgiu da indignação de que hoje a informação sobre os políticos existe, mas não está organizada', afirma Maurício Vargas, CEO do Reclame Aqui. 'Nós votamos e não sabemos em quem."

De acordo com ele, o projeto deve se expandir para outros cargos em breve. "Começamos pelos deputados e senadores por causa das coisas que o Congresso tem aprontado, e também porque as próximas eleições serão para esses cargos", diz.

A ferramenta não atinge ex-parlamentares: o nome de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Câmara cassado em setembro deste ano e preso pela Lava Jato, não é colorido pela ferramenta.

O Vigie Aqui começou a ser desenvolvido há cerca de seis meses, e é, segundo Vargas, apartidário. Ele diz não ter números a respeito do alcance do plug-in na primeira semana, mas tem metas ambiciosas: afirma que irá impactar, até as próximas eleições, entre "25 e 30 milhões de pessoas".




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: