sexta-feira, 11 de novembro de 2016

76% dos prefeitos eleitos no Paraná incluíram uso de tecnologia em planos de governo.

76% dos prefeitos eleitos no Paraná incluíram uso de tecnologia em planos de governo.
76% dos prefeitos eleitos no Paraná incluíram uso de tecnologia em planos de governo.
A necessidade de tornar o atendimento no serviço público mais ágil, eficiente e menos analógico está fazendo cada vez mais com que prefeituras busquem a adoção do conceito de cidades digitais e inteligentes. Dos 399 municípios do Paraná, 76% dos prefeitos eleitos incluíram nos planos de governo, protocolados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), propostas para melhorar a gestão e o atendimento por meio de sistemas e infraestrutura tecnológica

O levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD), iniciativa de estímulo ao uso de tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos, será apresentado na íntegra a gestores e empresários durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado em Maringá, dias 24 e 25 de novembro

O evento, gratuito para servidores públicos, é o maior do gênero para pequenos e médios municípios, por apresentar iniciativas e soluções em andamento nas localidades, além de aproximar gestores do mercado interessado nestas localidades. "A tecnologia é transversal a todos os setores da administração pública e determinante no planejamento para aqueles que vislumbram um novo cenário de crescimento", afirma o diretor da RCD, José Marinho. 

Segurança pública é área mais lembrada (18%), com a diretriz para implantação de câmeras de monitoramento. Educação e a Informatização em diversos setores também aparecem com grande margem (16% cada). O diretor da RCD observa que os dados mostram a crescente tendência de inovação e modernização da administração municipal, ainda atrasada na maioria dos casos

Ao todo, o documento engloba mais de mil itens fazendo referência a investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. A Saúde é outro setor entre os mais citados (12%), com a carência de integração entre as unidades, prontuário eletrônico, agendamento de consultas online e equipamentos como tablets para coleta de dados dos agentes comunitários. 

"Esta inserção de uso de tecnologias nos planos de governo para aprimorar a gestão pública e melhorar a vida das pessoas indica que os prefeitos estão atendendo à demanda social. As pessoas não vivem mais longe de conectividade e foi-se o tempo em que o anseio se restringia a capitais e a grandes centros." 

Ações para transparência, comunicação com os cidadãos, fomento a inclusão digital, internet gratuita, iluminação pública, gestão eletrônica de documentos e ferramentas para colocar os serviços prestados pelas prefeituras na web são algumas das ações que constam nas propostas. 

O apoio a startups, criação de parques tecnológicos, fomento ao empreendedorismo, agricultura e arranjos produtivos locais voltados para empresas de tecnologia também foram itens citados em 20 planos de governo. 

O Congresso tem como slogan Construindo novos modelos de municípios inteligentes. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo congresso.redecidadedigital.com.br O evento terá a apresentação de modelos, políticas públicas, iniciativas e soluções como para gestão, fiscalização, iluminação pública, segurança, saúde, telecomunicações, procuradorias municipais, geoprocessamento, entre outras.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: