sexta-feira, 21 de outubro de 2016

USP e Huawei vão criar centro de inovação para capacitação de alunos.

USP e Huawei vão criar centro de inovação para capacitação de alunos.
USP e Huawei vão criar centro de inovação para capacitação de alunos.
A Universidade de São Paulo (USP) e a Huawei vão criar um centro de inovação e capacitação de alunos que irá desenvolver soluções baseadas nas novas tecnologias, como Internet das Coisas (IoT), redes definidas por software (SDN) e 5G. O anúncio foi realizado ontem (18/10) durante a Futurecom 2016.

Chamado de Centro USP/Huawei de Internet do Futuro, a iniciativa é motivada pela necessidade de qualificar profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e garantir mão de obra capacitada para lidar com a transformação digital das empresas.

Segundo Alexander Borges Rose, gerente de Relações Públicas e Comunicações da Huawei, o centro já está sendo montado dentro das dependências da Escola Politécnica da USP, reaproveitando um espaço da instituição equipando com cabeamento e soluções da companhia.

Sem revelar o investimento realizado, Borges diz que parte dele vem da Lei da Informática, que obriga a Huawei a investir em pesquisa e desenvolvimento no Brasil em troca de benefícios fiscais, e de capital adicional. “A USP investe apenas no custo interno de manutenção do local”, afirma.

O centro ainda contará com dois ambientes: Espaço das Ideias (EI) e Espaço de Experimentação (EE). O primeiro visa fomentar a criação de novas soluções, inclusive com a criação de startups para o desenvolvimento comercial das soluções nascidas no centro. Já o EE adota o conceito de living lab, de forma a usar o ambienta para o teste e experimentação de novas tecnologias.

Borges diz que o investimento da Huawei no projeto tem perspectiva de duração de três anos e faz parte de uma extensão da parceria entre a universidade e a companhia, iniciada em 2015 com um projeto de reconhecimento facial, ainda em desenvolvimento.

Huawei anuncia série de iniciativas educacionais

A companhia aproveitou a Futurecom 2016 para revelar diversas iniciativas voltadas para a capacitação de mão de obra especializada brasileira. A meta da empresa é formar 20 mil técnicos no Brasil até 2019.

O primeiro deles foi uma carta de intenções assinadas junto com o Ministério da Educação (MEC) para estimular a realização de projetos educacionais para certificação de estudantes e profissionais de TIC. Segundo a Huawei, a cooperação se dará por meio de convênios com universidades, escolas técnicas, institutos e escolas públicas.

Outro ponto foi a segunda edição brasileira do “Seeds for the Future”, programa global de intercâmbio da companhia, que agora abrange a PUC-RS, a USP, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Quinze alunos dessas instituições foram selecionados, por meio de entrevistas com diretores da Huawei e concursos de hackathon com prototipagem, para visitar a sede da companhia em Shenzhen, na China. Lá, eles terão acesso aos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de redes de banda larga fixa e móvel, 5G, computação em nuvem, IoT e cidades inteligentes. A edição deste ano ainda incluirá uma semana de ambientação cultural em Pequim.

A Huawei ainda anunciou uma parceria para pesquisa e desenvolvimento de SDN com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), promovendo cooperação técnico-científica entre a companhia e o Núcleo de Computação Científica e o São Paulo Research and Analysis Center, da própria universidade. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de novos serviços, métodos e ferramentas de código aberto, para integrar tecnologias de computação em nuvem com redes definidas por software, criando solução de orquestração de recursos computacionais.

Fonte: IP News




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: