terça-feira, 11 de outubro de 2016

Universitários criam computador capaz de identificar qualquer objeto.

Universitários criam computador capaz de identificar qualquer objeto.
Universitários criam computador capaz de identificar qualquer objeto.
Estudantes da Universidade de St Andrews, nos Estados Unidos, desenvolveram um computador que pode determinar em poucos segundos qual a matéria prima usada para fabricação de qualquer objeto. 

O dispositivo funciona graças ao chip Advanced Technologies and Projects (ATAP) e é uma espécie de "radar". Os alunos foram capazes de treinar o sistema para que o "RadarCat", como foi batizada a novidade, aprenda a detectar novos materiais sem que seja necessária a atualização constante da base de dados. Veja a máquina em ação:

   

 Como mostra o vídeo acima, graças ao sensor, o computador pode reconhecer com precisão não só o material, mas também o objeto. 

Além de reconhecer um copo de vidro, a máquina é capaz de identificar caso esse copo esteja com água ou outro tipo de líquido. Não é difícil imaginar como esta tecnologia poderia um dia ser colocada em prática. 

Poderia ser muito útil, por exemplo, em um centro de reciclagem para melhor segregar o lixo e também para ajudar pessoas com deficiência visual a navegar melhor o ambiente ao seu redor. As descobertas tecnológicas podem ser feitas por pessoas muitos jovens, basta um pouco de iniciativa e uma boa tutoria. 

Um adolescente norte-americano de 16 anos, por exemplo, criou um excelente app capaz de resolver contas de álgebra e geometria que já bateu a marca de 30 mil downloads. Amit Kalra demorou cerca de quatro meses para desenvolver o app 6284 Calc. Dois estudantes universitários criaram até uma empresa que oferece soluções para pessoas diagnosticadas com Mal de Parkinson. 

Matriculados na Universidade de Pensilvânia, também nos Estados Unidos, os jovens fundaram a XEED, focada em desenvolver uma pulseira especial para quem sofre da tremedeira característica da doença.O objetivo é coletar dados relativos aos tremores para ajudar no diagnóstico médico, além de sugerir movimentos e terapias através de um app.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: