domingo, 9 de outubro de 2016

Saiba tudo sobre a carreira de TI no Banco Central do Brasil.

Saiba tudo sobre a carreira de TI no Banco Central do Brasil.
Saiba tudo sobre a carreira de TI no Banco Central do Brasil.
Neste texto irei falar um pouco sobre minha carreira (Flávia Soares) de TI (Tecnologia da Informação) no Banco Central do Brasil (BACEN). Os primeiros pontos abordarão o motivo principal da existência de uma autoridade monetária, depois falarei sobre o aspecto financeiro, sobre o trabalho na nossa área e como você deve se preparar para o próximo concurso.

A seção inicial parece ser um pouco densa, mas a partir desses conceitos iniciais você já entenderá um pouco mais sobre o Sistema Financeiro Nacional e estará estudando para a próxima prova!

O Banco Central do Brasil tem como missão institucional: assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente.

Para cumprir a sua missão, ele tem como objetivos:

Zelar pela adequada liquidez da economia;
Manter as reservas internacionais em nível adequado;
Estimular a formação de poupança;
Zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro.
A sede do Banco Central está localizada em Brasília, mas também existem diversas representações espalhadas pelo país. Temos regionais nas capitais dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Pará.

Banco Central em Brasília.
Reconhecido em todo o país, visto de qualquer ponto da capital federal e símbolo de uma instituição respeitada nacional e internacionalmente, o Edifício-Sede de Banco Central é também um dos mais importantes monumentos do conjunto arquitetônico de Brasília.

A partir dos objetivos e da missão institucional podemos derivar um conjunto de atribuições que vão permitir o correto funcionamento do sistema financeiro nacional (SFN).

Se você vier trabalhar conosco, suas atividades diárias estarão direta ou indiretamente ligadas a uma dessas atribuições:

Emitir papel-moeda e moeda metálica;
Executar os serviços do meio circulante;
Receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias;
Realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras;
Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;
Efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais;
Exercer o controle de crédito;
Exercer a fiscalização das instituições financeiras;
Autorizar o funcionamento das instituições financeiras;
Estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras;
Vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e
Controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

Percebem a importante função do Banco Central para a economia brasileira? Para atingir todos esses objetivos o Departamento de Informática (Deinf) cuida 24 horas por dia de todos os aspectos relacionados à Tecnologia da Informação (TI). Nosso trabalho desempenha um papel fundamental no controle do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e na fiscalização das instituições financeiras.

Como servidor do Banco Central do Brasil você poderá atuar em uma das 6 Áreas de Conhecimento:

Área 1 – Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Área 2 – Suporte à Infraestrutura de Tecnologia da Informação
Área 3 – Política Econômica e Monetária
Área 4 – Contabilidade e Finanças
Área 5 – Infraestrutura e Logística
Área 6 – Gestão e Análise Processual

Nesse artigo iremos destacar as Áreas 1 e 2: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Suporte à Infraestrutura de Tecnologia da Informação (carreira de TI). No último concurso em 2013 o quantitativo de vagas para esses cargos foi a seguinte:

Cargo: Analista

Áreas de conhecimento: Área 1 e 2

Praça de lotação: Brasília

Ampla concorrência: 14 e 11

Candidatos com deficiência: 1 e 1

Total de vagas: 15 e 12

Os candidatos aprovados e convocados fazem jus à remuneração de Analista do BCB. A carreira é dividida em 13 níveis conforme a figura abaixo. Os valores da tabela serão corrigidos em 6,99% em janeiro de 2017, 6,65% em janeiro de 2018 e 6,31% em janeiro de 2019. Esse percentual consta do acordo assinado com o governo e pode ser visualizado no PL4254/2015. Além disso, há auxílio alimentação (pago em dinheiro) no valor de R$ 458,00.

Outro cargo que faz parte da carreira de especialista do BCB é o de Técnico do BCB, cuja remuneração também se encontra abaixo.


Ok! O salário já te motivou a começar os estudos?! Mas agora você tem duas áreas para escolher. Vejamos como estão distribuídas as atividades do Deinf nestas duas áreas. De acordo com o último edital, o conhecimento necessário para a prova e consequentemente ao correto exercício do seu cargo no serviço público estão listados a seguir:

Área 1 – Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Noções gerais sobre computadores e sistemas computacionais
Gerência de projetos e governança de ti
Métricas de tamanho de software
Engenharia de software
Modelagem de processos de negócio
Acessibilidade e engenharia de usabilidade
Arquitetura de aplicações
Desenvolvimento
Portais corporativos
Soluções de automação e de suporte à decisão

As tecnologias acima são usadas para entregar produtos de software para as diversas áreas de negócio do banco. Cada departamento prioriza seus projetos de automação ou necessidade de sistemas, e o Deinf se encarrega de construir e manter as soluções de TI. Para sustentar todos os sistemas com alta disponibilidade a área de infraestrutura se encarrega de adquirir equipamentos e manter um conjunto de servidores e serviços.

Área 2 – Suporte à Infraestrutura de Tecnologia da Informação

Gerência de projetos e governança de tecnologia da informação
Computadores pessoais
Infraestrutura de servidores
Armazenamento de dados e cópias de segurança
Segurança da informação
Redes de computadores
Banco de dados corporativos
Colaboração e mensageria

Vejam a figura abaixo que demonstra o funcionamento do Deinf, como fornecedor de soluções para automatização dos processos de cada uma das diretorias do Banco Central:


Agora que já conhece o que fazemos no Banco Central, você deve ter ficado interessado em se preparar para o próximo concurso. Veja seguir algumas informações selecionadas do último edital BACEN que vão dar um norte ao seu planejamento.

Qual o requisito para assumir o cargo de Analista do Banco Central do Brasil?

Possuir um diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior autorizada ou credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Os títulos de doutorado, mestrado ou especialização serão contabilizados caso tenham sido obtidos na área de conhecimento a que concorre (10, 7 e 3 pontos respectivamente). No caso das áreas 1 e 2, devem ser pós-graduações na área de Tecnologia da Informação.

Quais são as fases do concurso BACEN?

A primeira etapa consiste em duas provas objetivas de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos mais uma prova Discursiva, abordando temas dos conhecimentos específicos, todas de caráter eliminatório e classificatório. E ainda temos a Avaliação de títulos na primeira etapa, de caráter classificatório.

Após a classificação na primeira etapa, você é convocado a participar da segunda etapa que consiste do Programa de Capacitação de caráter eliminatório e classificatório.



Como devo estudar para um desses cargos – carreira TI?

Veja que pela distribuição de pontos nas provas, você deve ter um conhecimento específico das disciplinas de TI bem fundamentado, além de estudar as disciplinas cobradas na área de Conhecimentos Básicos (Português, Inglês, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional e Administrativo, Sistema Financeiro Nacional e Economia).

Por: Flávia Soares




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: