sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Ranking aponta as principais linguagens de programação de 2016.

Ranking aponta as principais linguagens de programação de 2016.
Ranking aponta as principais linguagens de programação de 2016.
Nesta semana, foi revelado o terceiro ranking interativo do IEEE Spectrum sobre as linguagens de programação mais populares. O Spectrum utiliza várias métricas como proxies para medir o uso corrente de uma linguagem.

Como cada programador pode valorizar coisas diferente, o Interactive Top Programming Languages do Spectrum permite que você coloque o peso que quiser em cada métrica ao contribuir com o ranking. Você também tem a opção de filtrar os resultados: por exemplo, procurar apenas por linguagens utilizadas em sistemas embarcados ou aplicações móveis.
Linguagem C assume o primeiro lugar.
Após dois anos em segundo lugar, o C finalmente superou o Java e assumiu o primeiro lugar. O Python trocou de lugar com o C++ e agora está na terceira posição, e o C# saiu do top 5, sendo substituído pelo R. R está tendo grande tração, como parte de uma tendência geral para as modernas linguagens de Big Data – mais detalhes aqui.

Google e Apple também se fizeram presentes, com o Go do Google apenas tirando a Swift da Apple do Top Ten. Ainda assim, a ascensão de Swift é impressionante, já que subiu cinco posições em relação ao ano passado, chegando ao 11º lugar.

Outras mudanças notáveis incluem o Ladder Logic subindo cinco posições, chegando ao 34º lugar, e o HTML continuando a ser popular, subindo para 16º lugar.

No lado perdedor, talvez o fato mais surpreendente seja que a linguagem Shell tenha perdido popularidade, caindo sete posições e chegando ao 19º lugar. Isso pode indicar o desenvolvimento de sistemas mais sofisticados para gerenciar centros de dados baseados em nuvem.

Fonte: iMasters




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: