quarta-feira, 17 de agosto de 2016

ITA quer ampliar participação feminina na área de Ciência e Tecnologia.

ITA quer ampliar participação feminina na área de Ciência e Tecnologia.
ITA quer ampliar participação feminina na área de Ciência e Tecnologia.
O ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) foi selecionado para participar de um projeto que incentiva a participação de mulheres em áreas como: ciência, tecnologia, engenharia, matemática, manufatura e design, que tem predominância masculina. O projeto, intitulado STEM2D, foi criado pela empresa Johnson & Johnson, e selecionou instituições em todo o mundo.

A instituição de ensino, que tem seu maior campus em São José dos Campos, é a única escolhida na América Latina para desenvolver ações práticas voltadas à melhoria desse cenário profissional. Ao todo, foram selecionadas nove universidades pelo mundo, sendo seis nos Estados Unidos, uma na Irlanda e uma no Japão.

O projeto atua em duas frentes, uma para o desenvolvimento técnico das alunas de graduação e outra para a participação dessas alunas em palestras, oficinas e uma feira de ciências, que está prevista para acontecer em outubro e tem como público-alvo os estudantes do ensino fundamental e médio.

De acordo com dados do IBGE, em 2015 o Brasil tinha mais de 103,5 milhões de mulheres, representando 51,4% da população. Quando o assunto é ensino superior, na área de ciência e tecnologia, o público feminino representa apenas 28% do total de alunos nos cursos de engenharia. No ITA, as alunas somam 10% do total das turmas e em algumas aulas apenas uma mulher participa.

Segundo a professora do ITA, Juliana Bezerra, coordenadora do projeto na instituição, a ideia central de participar do projeto é envolver alunas para que, ao mesmo tempo em que se desenvolvem tecnicamente, tenham contato com outras profissionais e atuem junto às escolas, incentivando estudantes.

"Para reverter isso, temos que atuar com crianças e jovens para despertar seu interesse e apresentar caminhos na atuação profissional. Somente 6% das meninas e 17% dos meninos brasileiros se interessam pelas áreas de Engenharia e Computação. Então, o desafio é fomentar o interesse pelas áreas", completa.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: