sábado, 13 de agosto de 2016

Ex-engenheiros do facebook lançam app que cria 'diário automático'.

Ex-engenheiros do facebook lançam app que cria 'diário automático'.
Ex-engenheiros do facebook lançam app que cria 'diário automático'.
Dois ex-funcionários do facebook criaram um aplicativo que tem como objetivo facilitar a criação de diários digitais. Chamado de Fabric, o app automaticamente registra eventos importantes dos dias de seus usuários e organiza-os tanto num mapa quanto numa linha do tempo.

Segundo Arun Vijayvergiya, um dos criadores do aplicativo, a ideia não é apenas que o aplicativo seja um diário pessoal, mas também uma espécie de memória externa. "No longo prazo, nós queremos ser uma solução de 'memória aumentada'. Você vai querer pesquisar o seu cérebro em algum momento - nós achamos que isso vai existir. Estamos tentando dar o primeiro passo nesse sentido", disse em entrevista ao TechCrunch.

Funcionamento

Quando é baixado pela primeira vez, o Fabric lê as fotos do Facebook, Instagram e da galeria do smartphone do usuário e organiza-as em um mapa, no qual é possível ver onde cada uma foi tirada. Ao lado, uma linha do tempo mostra as fotos associadas a cada dia - as duas soluções são interligadas, de forma que é possível ao usuário rememorar onde ele esteve em cada dia.

Também há um componente social no aplicativo. Ele pode acessar sua lista de amigos e, com isso, saber quando você os encontrou para registrar o encontro em seu diário. Além dessas funções, o usuário também consegue inserir seus próprios comentários e observações para cada dia.

Para pessoas que gostariam de ter um diário mas têm preguiça de escrever o que fez no final de cada dia, o app oferece uma solução interessante. Mas ele também funciona como arquivo, já que permite que pesquisas sejam feitas. Por exemplo, caso você queira se lembrar de quando foi a última vez que viu uma pessoa, o Fabric consegue responder a essa pergunta.

Desafios

Há algo de muito pessoal no ato de se escrever um diário à mão, e é difícil saber se um aplicativo conseguiria substituir essa experiência - ainda mais se ele não exigir quase nenhuma atenção do usuário. Talvez a possibilidade de se acrescentar fotos e vídeos aos dias compense essa mudança.

Por outro lado, há também a questão da segurança da informação. Assim como diários são artefatos extremamente íntimos, os dados do Fabric revelariam completamente os hábitos, amigos e outros detalhes pessoais de seus usuários. O risco que eles correriam ao ter sua conta invadida, ou no caso de um hack nos servidores do app, seria imenso.

Interessados já podem baixar o Fabric gratuitamente na App Store.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: