segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Documentos vazados por Snowden confirmam ciberataque a NSA.

Documentos vazados por Snowden confirmam ciberataque a NSA.
Documentos vazados por Snowden confirmam ciberataque a NSA.
Documentos inéditos da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA na sigla em inglês) difundidos por Edward Snowden confirmam que alguns dos códigos secretos do organismo de espionagem foram hackeados. A informação veio nesta sexta-feira do site “The Intercept”, cujos editores já trabalharam com o ex-analista de sistemas na divulgação de documentos vazados da mesma agência em 2013.

Recentemente, houve um debate sobre a autenticidade de um código publicado online por um misterioso grupo denominado "Shadow Hackers" (Piratas nas sombras). A NSA se negou a comentar se tinha sido vítima de uma violação de seus códigos de segurança.

No final de semana, os "Shadow Hackers" publicaram duas séries de arquivos. Uma pode ser acessada livremente e outra segue encriptada. Os hackers dizem que divulgarão essa informação adicional para arrecadar um milhão de bitcoins — moeda digital, que neste caso seria trocada pelo valor de US$ 575 milhões — por meio de um leilão online.

O “The Intercept” diz que Snowden lhe deu o rascunho de um manual secreto da NSA sobre como implantar um programa malicioso que permite controlar o computador de uma pessoa. Segundo o site, o arquivo entregue pelo ex-analista contém instruções para os operadores da agência em que se recomenda usar um tipo específico de caracteres vinculados com o programa malicioso SECONDDATE. Exatamente os mesmos caracteres aparecem em partes do vazamento do Shadow Hackers, diz a página na internet.

Segundo o jornal The New York Times, grande parte do código foi criado para violar as informações de potências estrangeiras como Rússia, China e Irã. Este acesso permitiria à NSA introduzir programas maliciosos nos sistemas de seus rivais, monitorar e até mesmo atacar suas redes. Quem obteve o código teve que acessar os servidores da NSA que armazenam os arquivos, disse o jornal.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: