sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Brasileiros ganham bolsas de pesquisa do Google.

Brasileiros ganham bolsas de pesquisa do Google.
Brasileiros ganham bolsas de pesquisa do Google.
Dos 24 projetos selecionados para ganhar as bolsas de pesquisa do Research Awards do Google de 2016, 17 são de acadêmicos brasileiros. O anúncio foi feito na última quarta-feira (3), em Belo Horizonte, em Minas Gerais, na sede de engenharia do Google na América Latina.

O programa foi idealizado por Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia do Google no Brasil. "O objetivo do programa não é trazer conhecimento para o Google, e sim estimular os projetos científicos desenvolvidos na América Latina. A nossa única preocupação é encontrar talento e estimulá-lo", afirma Ribeiro-Neto em entrevista à GALILEU

Em 2016, o Research Awards da América Latina recebeu quase 500 inscrições de toda a região. No geral, as pesquisas selecionadas trazem soluções inovadoras em áreas relacionadas à ciência da computação. Além dos projetos brasileiros, o programa destacou duas pesquisas do México, duas do Chile, uma da Colômbia, uma da Argentina e uma do Peru.

Ao longo de um ano, os pesquisadores receberão ajudas de custo mensais do Google. Os estudantes de doutorado receberão US$ 1,2 mil e seus professores, US$ 750; já os estudantes de mestrado receberão US$ 750, e seus professores, US$ 675.

Entre os projetos vencedores, há desde soluções voltadas para medir o impacto das mudanças climáticas nas geleiras até mapeamentos de grafites por meio de dados do Google Street View. Conheça os vencedores brasileiros:

- Estações autônomas de baixo custo para medir o impacto das mudanças climáticas nas geleiras, pelo professor Jorge Arigony-Neto e o estudante Guilherme Tomaschewski Netto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

- Geração automática de sinopses de vídeos com redes neurais convolucionais e recorrentes, pelo professor Rodrigo Coelho Barros e o estudantes Jônatas Wehrmann, da PUC-RS.

- Raciocínio automático sobre cláusulas normativas em contratos, pelo professor Felipe Meneguzzi e o estudante João Paulo AIres, da PUC-RS.

- Domótica Assistiva Multimodal com Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativas, pelo professor Teodiano Freire Bastos-Filho e o estudante Alexandre Bissoli, da Universidade Federal do Espírito Santo.

- Mecanismo de buscas para um novo uso de antibióticos, pelo professor Marcos Augusto dos Santos e a estudante Rita Silvério-Machado, da Universidade Federal de Minas Gerais. 

- Representação de Entidades Baseada em Discussões, pelo professor Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo e o estudante Túlio Corrêa Loures, da Universidade Federal de Minas Gerais.

- Mineração de zonas quentes a partir de trajetórias caso-controle, pelo professor Wagner Meira Junior e o estudante Roberto Souza, da Universidade Federal de Minas Gerais.

- Mapeamento de grafites a partir de dados do Google Street View, pelo estudante Ricardo Matsumura de Araujo e o estudante Glauco Roberto Munsberg, da Universidade Federal de Pelotas.

- Geração automatizada de tutoriais a partir de sites de perguntas e respostas, pelo professor Marcelo de Almeida Maia e o estudante Adriano Mendonça Rocha, da Universidade Federal de Uberlândia.

- Triagem de Retinopatia Diabética Automatizada a partir de imagens, pelo professor Anderson Rocha e o aluno José Ramon Trindade Pires, da Universidade Estadual de Campinas.

- Triagem automatizada confiável de melanoma para o mundo real, pelo estudante Eduardo Alves do Vale Junior e o estudante Michel Silva Fornacial, da Universidade Estadual de Campinas.

- Eliminando obstáculos: incluindo pessoas com deficiência visual em modelos de cooperativa, pela professora Anarosa Alves Franco Brandão e o estudante Leandro Luque, da Universidade de São Paulo.

- Modelos de Ruídos para Melhorar Técnicas de Digitação Ininterrupta com os olhos, pela professora Maria da Graça Campos Pimental e a estudante Raíza Hanada, do Instituto de Ciências Matema´ticas e de Computação da Universidade de São Paulo.

- Impulsionando estimadores 'fora-da-sacola' para aprender a ranquear, pelo professor Marcos André Gonçalves e o estudante Clebson de Sá, da Universidade Federal de Minas Gerais.

- Melhorando a Aprendizagem por Reforço Aprofundado por meio da Transferência de Conhecimento, pela professora Anna Helena Reali Costa e o estudante Ruben Glatt.

- Além da relevância: abordando novidade, diversidade e personalização na recomendação de tags, pela professora Jussara Marques de Almeida e o estudantes Fabiano Muniz Belém, da Universidade Federal de Minas Gerais. 

- Criptografia Homomórfica eficiente para computação na nuvem preservando a privacidade, pelo professor Diego de Freitas Aranha e o estudante Hilder Vitor Lima Pereira. 

Via: Galileu




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: