quarta-feira, 20 de julho de 2016

Dicas para trabalhar com Tecnologia da Informação no Canadá.

 Dicas para trabalhar com Tecnologia da Informação no Canadá. Publicar
Dicas para trabalhar com Tecnologia da Informação no Canadá.
*Por Ilya Brotzky

O processo imigratório está em alta, especialmente por brasileiros interessados em trabalhar na área de tecnologia em outros países. E, um fato importante e determinante é que existe uma procura muito grande por esses profissionais, principalmente por empresas do Canadá, ou seja, não há disparidade entre a oferta e a demanda para esse setor.

Esse é um mercado muito promissor e tende a crescer constantemente, já que o governo canadense está projetando diversas opções para as pessoas que estão interessadas nessa área. De acordo com a British Colombia, nos próximos anos somente a cidade de Vancouver disponibilizará em torno de 15 mil vagas de tecnologia, principalmente na área de programação. Mas, isso ocorre devido à falta de mão de obra qualificada de profissionais deste segmento no país.  Porém é preciso ter muito cuidado e seguir algumas orientações importantes.

Trabalhar fora do país é desafiador, mas ao mesmo tempo é muito enriquecedor e, sem dúvida, uma das melhores experiências que um profissional pode vivenciar. Um dos pontos positivos é o networking qualificado com pessoas que exercem a mesma função e trabalham em áreas semelhantes. Essa troca de experiências é rica e poderá ser utilizada em qualquer ambiente de trabalho, e também criar um relacionamento profissional, que muitas vezes pode gerar novos negócios. Uma das vantagens também é o conhecimento de outras culturas e o aprimoramento das línguas estrangeiras, além de conviver com pessoas diferentes.

Uma das questões para se atentar é a respeito do visto permanente, que é um processo muito burocrático. Por este motivo, é interessante que o profissional viaje para o Canadá a passeio, com o objetivo de conhecer as pessoas que residem no país e fazer contatos profissionais com quem trabalha na área de tecnologia, pois dessa maneira ficará muito mais fácil para quando ele for mudar definitivamente, e já providenciar os documentos necessários para ter o visto a fim de facilitar esse processo.  

Dessa maneira, o profissional já pode ter definido qual empresa irá trabalhar, e até mesmo, propor de serem feitos trabalhos freelancer no Brasil, para que a própria empresa conheça as suas aptidões. Nesse período de tempo é preciso cuidar de toda a parte burocrática, como o visto definitivo para morar no país, que sempre são demorados e imprevisíveis, pois não são todas as pessoas que conseguem e por isso é importante mostrar para o governo que ele terá emprego remunerado para garantir a sua permanência no país.

Outro ponto importante é o fato do mercado do Canadá ser diferente de muitos outros países, pois o profissional de TI não precisa necessariamente ter o superior completo, mas apenas experiência na função que será exercida. É imprescindível nesse caso que se apresente o site oficial e o portfólio do seu trabalho, que será usado como critério de avaliação para a vaga. 

Além dessas dicas, a que mais se destaca e é primordial é a questão do idioma. É imprescindível que o candidato tenha fluência em inglês para se destacar na entrevista, e ter um diferencial perante os outros entrevistados. Por isso, sugiro que sejam feitos muitos cursos e atividades como forma de treino.

Para que o candidato comece na busca por trabalho, é interessante no primeiro momento elaborar um mailing com o nome de todas as empresas e o contato dos responsáveis pela contratação, para que possa encaminhar o currículo e o portfólio, e dessa maneira muitas vezes os profissionais já conseguem uma atividade antes de chegar no país, ou mesmo já com entrevistas agendadas.

De acordo com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) cerca de 25% dos profissionais do setor de tecnologia da informação e comunicações são imigrantes. Por este motivo, podemos perceber que há muito mercado para os interessados, mas é preciso se dedicar, seguir algumas orientações e estudar muito para se diferenciar entre os interessados.

*Por Ilya Brotzky, CEO e fundador da VanHack, empresa canadense que busca ajudar brasileiros a trabalhar no mercado digital do país da América do Norte.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: