domingo, 1 de maio de 2016

Quais habilidades um analista de Big Data deve ter?

Quais habilidades um analista de Big Data deve ter?
Quais habilidades um analista de Big Data deve ter?
Tom Walsh e Alex Krowitz, da empresa de recursos humanos Kronos, estão envolvidos habitualmente em dois tipos de projetos: o levantamento de dados sobre os seus próprios produtos e a gestão de um conjunto específico de dados, recompilados e trabalhados para obter diversos pontos de vista. Por isso são os primeiros a serem consultados na hora da tomada de decis!ão com base nesses dados.

“Em última análise, o que as empresas procuram é a capacidade de realizar previsões com base em dados, que depois serão utilizados para tudo, desde a estratégia de marketing à alocação de recursos, níveis de capacidade do pessoal, previsão de vendas...”, diz Krowitz.

“Para ajudar os clientes nestas previsões temos produtos que utilizam algoritmos de aprendizagem automática”, diz. A empresa trabalha constantemente no aperfeiçoamento desses algoritmos para conseguir previsões mais ajustadas e concretas.

“Procura-se encontrar a quantidade de negócios de uma loja, o volume de vendas de um comércio ou o número de pacientes em um hospital “, explica. Krowitz é licenciado em física, e mestre em ciências da computação e, anteriormente , trabalhou numa empresa de redes neurais.

Walsh fez doutorado em aprendizagem de máquina, desenvolveu a sua carreira nesta área e em robótica antes fazer parte da Kronos. O especialista acrescenta a importância de "ter  a capacidade de saber como comunicar os resultados da análise de dados e ser capaz de os mostrar a pessoas que não têm o mesmo nível de conhecimento técnico e analítico”.

A posição exige uma mistura de interesse e habilidade. Por um lado, a curiosidade para saber o que os dados estão “dizendo”, habilitações em hardware e software para os obter e encontrar maneiras de os analisar e explicar, diz.

Em relação aos requisitos acadêmicos, é obrigatório “pelo menos um diploma universitário, e recomenda-se um mestrado”, explica a professora Sue Metzger, especialista em sistemas de informação de gestão na Villanova University.  Essa especialização dever incidir na aplicação diversificada da análise de dados, em vários setores”.

Um bom ponto de partida é ter conhecimento sobre sistemas de gestão, assim como realizar cursos sobre bases de dados para perceber a sua origem e programação. O objetivo não é tornar-se programador mas perceber o processo de programação.

E, depois, torna-se essencial desenvolver competências analíticas, de tratamento de dados e análise estatística. Muitas vezes, as conclusões e as previsões, traçadas a partir dos dados, são usadas ​​como base para a tomada de decisões de negócios e na definição de estratégias. É muito importante entender e explicar as análises e construir previsões sólidas.

Portanto, salienta Krowitz, “os analistas de dados têm que entender o negócio bem o suficiente para poder explicar a sua análise a alguém que vai tomar decisões muito importantes com base nela.”

A verdade é que há uma grande procura deste tipo de profissionais por parte de empresas que lidam com grandes quantidades de dados, instituições públicas, empresas de design e desenvolvimento e empresas de software, especialmente aquelas que oferecem SaaS ou PaaS, obrigadas a evoluir constantemente seus produtos a partir do feedback dos usuários, conclui Patrick Circelli, especialista em recrutamento de profissionais de TIC na empresa de recursos humanos, Mondo.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: