sábado, 23 de abril de 2016

Primeira vitória concreta: Anatel proíbe por tempo indeterminado limitar a internet fixa.

Primeira vitória concreta: Anatel proíbe por tempo indeterminado limitar a internet fixa.
Primeira vitória concreta: Anatel proíbe por tempo indeterminado limitar a internet fixa.
Após pressão popular e pressão cibernética [ leia aqui a matéria com os principais acontecimentos com relação ao assunto ] a Anatel resolveu proibir por tempo indeterminado (Antes era por 90 dias), as operadoras de praticar o modelo de franquia na internet fixa, o que já acontece com a móvel. 

Lançaram uma nota em sua página oficial no Facebook, com a seguinte declaração:

Franquia de dados: Anatel proíbe limites na internet fixa por prazo indeterminado. Conselho decidirá sobre o tema.

"O Conselho Diretor da Anatel decidiu nesta sexta-feira, 22 – por meio de circuito deliberativo proposto pelo presidente da Agência, João Rezende –, examinar o tema das franquias na banda larga fixa, com base nas manifestações recebidas pelo órgão. Até a conclusão desse processo, sem prazo determinado, as prestadoras continuarão proibidas de reduzir a velocidade, suspender o serviço ou cobrar pelo tráfego excedente nos casos em que os consumidores utilizarem toda a franquia contratada, ainda que tais ações estejam previstas em contrato de adesão ou plano de serviço.

Na segunda-feira, 18, a Superintendência de Relações com Consumidores já havia proibido, em caráter preventivo, a limitação da internet fixa. Com a decisão desta sexta-feira, o processo foi avocado pelo Conselho Diretor da Agência, que passa a ser responsável pela sua análise e decisões relacionadas.

A Anatel acompanha constantemente o mercado de telecomunicações e considera que mudanças na forma de cobrança – mesmo as previstas na legislação – precisam ser feitas sem ferir os direitos do consumidor, razão pela qual proibiu qualquer alteração imediata na forma de as prestadoras cobrarem a banda larga fixa. A Agência, cabe destacar, não proíbe a oferta de planos ilimitados, que dependem exclusivamente do modelo de negócios de cada operadora."

Como voces podem perceber deve-se ao fato de 'acalmar' o consumidor, esperando uma possível calmaria para retornar ao tema, acreditamos que o modelo possa se implantado mas não agora, e que o modelo ilimitado continue vigorando, porém talvez com um preço bem maior. Deixando ainda mais caro, o a já cara internet brasileira, é aguarda a cenas dos próximos capítulos. 




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
> Cel: +55 92 99329-7545
> Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

> Cláudio Florenzano, Diretor Executivo.
> E-mail: c.luciano20@gmail.com

‍



Geeks Online: