terça-feira, 19 de abril de 2016

O poder dos algoritmos e como eles dominam o nosso dia a dia.

O poder dos algoritmos e como eles dominam o nosso dia a dia.
O poder dos algoritmos e como eles dominam o nosso dia a dia.
Você já deve ter ouvido falar que os algoritmos vão dominar o mundo. Mas sabe o motivo? Vamos começar do princípio: o algoritmo pode ser definido como um conjunto de passos que deve ser seguido para obter o resultado esperado, ou seja, a designação de tarefas uma a uma que leva a um resultado. Há muitos exemplos que comparam com receitas de bolo: você segue a receita para o bolo dar certo, esqueça de qualquer passo da receita e o seu bolo vai por água a baixo, a receita (passo a passo) é um algoritmo. Como a programação de qualquer tecnologia acontece por um algoritmo, toda linguagem de programação é um algoritmo. Veja alguns exemplos de algoritmos que dominam o nosso dia a dia:

1. Busca do Google 

O Google corresponde a 66,7% do comércio por busca nos Estados Unidos, seguido pela Microsoft (18,1%), o Yahoo (11,2%), o Ask (2,6%) e a AOL (1,4%), com uma diferença tão pequena talvez os outros mecanismos de buscas o alcancem algum dia. Devemos lembrar também que o Google não lidera só no campo de mercado, ele também lidera em qualquer tipo de pesquisa feita na internet. 

O PageRank, estrutura do algoritmo do Google, trabalha em conjunto com programas automatizados chamados de spiders ou crawlers, com um vasto índice de palavras-chave e localizações. O algoritmo funciona com uma avaliação do número e qualidade de links para uma página obtendo uma estimativa aproximada do quão importante é o site avaliado. Isso funciona a partir das “citações de fonte”, o que explica o fato de que quando um site disponibiliza um conteúdo, pede para linkar a postagem para sua fonte. Quanto mais links existirem para o site avaliado, mais importante e bem posicionado na busca ele é. A busca é ainda mais aprimorada quando o algoritmo avalia frequência e a localização das palavras-chave dentro do site e por quanto tempo ela existiu. 

2. Timeline do Facebook

Se você tem a sensação de passar muito tempo no Facebook e perder horas do seu dia, você está relativamente certo. Além de não te trazer nenhum tipo de produção, o algoritmo dele acaba te prendendo por mais tempo na rede social. Se quiser você pode escolher ver todas as atualizações de seus amigos em ordem cronológicas, mas se você deixar as configurações padrão do Facebook agirem, você se tornará um algo em potencial pelo algoritmo de seleção de conteúdo, que separa o tipo conteúdo que você mais pesquisa e acessa e o exibe frequentemente na sua linha do tempo. 

3. “Você também irá gostar de...” 

Até mesmo em nosso próprio site você pode ver um anuncio desses, e ele misteriosamente está mostrando algo que você estava procurando a pouco tempo, como aquele iPhone novo novo ou videogame descolado. Como pode você estar procurando por esse produto e de repente ele começa a aparecer nos banners dos sites que você visita? Esse é o algoritmo dos anúncios dos sites de venda da web. Ele funciona como uma bolha que contém o material que você mais procura ou compra em buscadores da internet. O que você pesquisar vai ficar gravado nessa bolha, se tornando cada vez mais específica. 

4. Google AdWords 

O Google AdWords funciona de uma forma bem parecida com o algoritmo citado anteriormente, porém ele é mais abrangente e alcança, além de vendas, conteúdos conteúdos de páginas da internet ou que pertençam ao próprio Google. Um bom exemplo é o Facebook, que exibe aqueles anúncios no canto direito da página.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: