segunda-feira, 25 de abril de 2016

Em ataque maciço Anonymous tira do ar 16 sites da Vivo e o site da Anatel nesta Segunda (25).

Em ataque maciço Anonymous tira do ar 16 sites da Vivo e o site da Anatel nesta Segunda (25).
Em ataque maciço Anonymous tira do ar 16 sites da Vivo e o site da Anatel nesta Segunda (25).
A queda do site da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) ocorreu após uma série de ataques hacker, confirmou a agência nesta segunda-feira (25). Apesar de a página ter voltado ao ar, os ataques continuam nesta segunda, a ponto de dificultar a comunicações da agência via internet.

A interrupção do acesso à página da agência ocorreu enquanto o coletivo hacker Anonymous incitava ataques contra as principais operadoras do país em retaliação ao anúncio da adoção de franquias limitadas de dados em pacotes de internet fixa.

O Anonymous publicou nesta quinta-feira (21) no YouTube um vídeo declarando “guerra contra as operadoras”. Chamando a iniciativa de “#OpOperadoras”, o grupo incluiu no Pastebin, um fórum de discussão usado por hackers, um passo-a-passo de como realizar ataques de negação de serviço distribuída (DDoS, na sigla em inglês). Esse golpe consiste em direcionar o maior volume possível de acessos para um determinado serviço para que ele fique congestionado e não possa ser acessado.

Informações de um técnico de telecomunicações da agência, no entanto, dão conta de que o problema que tirou a página do órgão público do ar foi um DDoS. O ataque foi descrito por ele no fórum “Caiu”, destinado a trocas de informações sobre instabilidade de sites e mantido pelo Registro.br, responsável pela distribuição de domínios no Brasil.

Segundo o texto, desde a quarta-feira (20), o site da Anatel vem recebendo ondas de grandes volumes de acesso que “duram várias horas”. “A maior parte dos IPs de origem são internacionais, provavelmente alguma botnet contratada para isso”, sugere o técnico, que relata picos de tentativas de acesso à página da ordem 40 Gigabits. O técnico confirmou ao site G1 que o site caiu por volta das 12h da quinta.

Ataques continuam nessa segunda-feira 25 de Abril.

Em sua página no Facebook a AnoOpsBrazil declarou ter derrubado 16 sites ligados a GVT/Vivo sendo a maioria da região Sul do Brasil e alguns do Sudeste, além dos portais da NET COMBO e Anatel.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: