quarta-feira, 27 de abril de 2016

10 habilidades que vão te deixar no radar das empresas de tecnologia.

10 habilidades que vão te deixar no radar das empresas de tecnologia.
10 habilidades que vão te deixar no radar das empresas de tecnologia.
A tecnologia segue seu ritmo de evolução constante. Dessa forma, os profissionais precisam manter-se atualizados para surfarem ondas onde há grande demanda. Um relatório recente da norte-americana Dice.com fez uma varredura das ofertas de emprego dos últimos meses para identificar as posições mais procuradas e bem remuneradas em 2016.

Com base nos dados, o site elaborou uma lista dos dez conhecimentos que vivem um ritmo acelerado de crescimento – e que quem trabalha com TI deveria inserir em seus repertórios. Confira.

1. Spark

Seguindo o sucesso do framework open source Hadoop, a Apache desenvolveu esse motor de processamento que ajuda companhias a lidarem com grandes volumes de dados. A medida que a tecnologia ganha espaço na infraestrutura tecnológica das organizações, os profissionais com habilidade de trabalharem em Spark assume posição de destaque entre as prioridades empresariais. As oportunidades nesse nicho tocam carreiras como Engenheiros de Dados e Arquitetos em Spark.

2. Azure

A Microsoft avança no mundo da computação em nuvem, o que desencadeia uma busca por especialistas em TI capazes de lidarem com suas ferramentas. O mercado demanda cada vez mais pessoas hábeis em transformar a plataforma cloud da provedora em um diferencial de negócios. Conhecimentos em ambientes da Amazon Web Services (AWS) são igualmente requisitados no Dice.com. As oportunidades de carreira tocam, por exemplo, frentes como desenvolvedor com experiência em interface de usuário.

3. Salesforce

Apesar de estar longe de ser uma tecnologia nova no mundo da TI, profissionais com conhecimento nas ferramentas da provedora de CRM andam requisitados. Isso tende a se manter por algum tempo, uma vez que a fabricante ocupa posição de destaque no segmetno onde atua. As oportunidades visam profissionais com habilidade de administrar ambientes, bancos de dados e projetos.

4. Big Data

Não é nem preciso dizer que habilidades relativas à Big Data seguem em alta. Empresas buscam profissionais capazes de transformar montanhas de informações em inteligência de negócio. A maior demanda é por pessoas capazes em ver esses registros e agregar diferenciais competitivos a partir disso. As oportunidades de carreira são amplas e tocam desde desenvolvedores que saibam usar ferramentas até arquitetos de informações.

5. Jira

Jira é um rastreador de bugs, um sistema de gestão de projeto desenvolvido pela Atlassian e comumente utilizado por desenvolvedores de software. A ferramenta vem ganhando popularidade no mundo da tecnologia, e as empresas buscam recursos humanos que tenham essa habilidade em seus currículos como diferencial. As possibilidades de carreira vão desde engenheiros de suporte até desenvolvedores de aplicação.

6. Engenharia Elétrica

Essa é uma das únicas posições (puramente) de engenharia (no sentido clássico do termo) na lista e não há surpresa o fato de que engenheiros elétricos são bastante procurados nesse momento. A ideia é que sejam profissionais com conhecimento em design, programação, aplicação, manufatura e operação de sistemas eletrônicos e/ou computacionais capazes de atuar em iniciativas de desenvolvimento de tecnologias orientadas a Internet das Coisas. As oportunidades para quem tem “Engenharia Elétrica” estampada no currículo são amplas!

7. Cloud

A nuvem se torna o nome padrão da contratação de tecnologia. Conhecimentos amplos do conceito serão cada vez mais indispensáveis, tanto nas camadas de infraestrutura quanto de plataformas e aplicações. A ideia é que a cloud seja um habilitador de projetos de Big Data e Internet das Coisas. Assim, ter essa habilidade será fundamental para uma carreira promissora no futuro da tecnologia.

8. Hive

O Apache Hive é um sistema de data warehouse focado em analisar grandes volumes de dados Hadoop. A popularidade da ferramenta cresce, assim como o já citado Spark e conceitos mais gerais vinculados ao Big Data. Ainda nova no mercado, essa ferramenta aos poucos ganha espaço puxada por empresas como Apple e Amazon, que buscam profissionais com esse tipo de conhecimento.

9. Cassandra

Outra habilidade vinculada à Big Data/Apache orientada a ajudar a armazenar, processar e acessar grandes volumes de informações. Profissionais com experiência em Cassandra andam em alta no mercado. De fato, a pesquisa salarial conduzida pela Dice.com revela que esses especialistas ficaram em segundo lugar entre os maiores salários/benefícios oferecidos ao longo de 2016. As possibilidades de carreira versam sobre posições de engenheiro de software cloud e administrador sênior de bancos de dados.

10. Juniper

No mercado atual, a maioria das companhias atua cm produtos e serviços específicos em suas infraestruturas de redes. Isso inclui soluções de vendors como a Juniper Networks, que provê ferramentas de identificação de infraestrutura e políticas de segurança. A pesquisa identificou que empresas buscam candidatos capazes de gerenciar tecnologias de fabricantes diversos, com atenção especial conhecedores de tecnologias da Juniper.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: