quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Ataques cibernéticos no Brasil crescem 274%.

Ataques cibernéticos no Brasil crescem 274%.
Ataques cibernéticos no Brasil crescem 274%.
A 18ª Edição anual da Pesquisa Global de Segurança da Informação, lançada em 2015, pela PwC revelou crescimento de 274% em número de ataques cibernéticos no Brasil. Para o sócio da empresa PWC, Edgar D’andrea, “esta pesquisa revela o estado da segurança da cibernética em todo o mundo e o propósito é alertar as empresas e as pessoas de uma forma geral sobre os riscos cibernéticos”, afirmou em entrevista para a Agência Brasil.

Edgar informa que em 2015, o número de ataques médios revelados pela pesquisa no mundo como um todo subiu 38% e no Brasil aumentou 274%. “Uma diferença muito relevante”, opina. Ele justifica o aumento por duas perspectivas: o primeiro é que as empresas estão começando a investir mais para conseguir detectar o ataque e responder. O segundo é que o crime cibernético é uma realidade, está aumentando de forma significativa em todo o mundo. "Hoje, o crime cibernético e o Brasil em particular se tornaram muito atraente, não é feito apenas por tradicionais hackers, hoje você tem por traz de ataques cibernéticos o crime organizado, fazendo os crimes num ambiente digital, tem hacker ativista fazendo ataques as organizações”, diz.

O sócio fala do ataque a propriedade intelectual das indústrias. "Está cada vez mais comum os atacantes sequestrarem informações e depois fazerem chantagem em cima deste sequestro", afirma. Ele ainda explica que é muito difícil a identificação do atacante, pois as investidas são muito sofisticadas. As empresas e o poder publico estão se sofisticando para poder identificar os atacantes. Edgar alerta para os cuidados com a segurança e privacidade nas informações.

A Pesquisa Global de Segurança da Informação mostra que os ataques provocam prejuízos financeiros atribuídos a violações de segurança para as empresas atingidas. De acordo com a PWC, é necessária uma "abordagem de segurança baseada em riscos". Em 2015, o número de segurança detectadas subiram 107% em relação ao ano anterior, segundo a pesquisa.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: