quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Procuram-se 825.000 Profissionais TI até 2020 na Europa.

Procuram-se 825.000 Profissionais TI até 2020 na Europa.
Procuram-se 825.000 Profissionais TI até 2020 na Europa.
Estamos a pouco mais de 3 anos de distância de uma realidade onde as previsões da Comissão Europeia apontam para um déficit de mais de 825.000 profissionais de TI.

Na verdade, estamos a falar de praticamente um milhão de profissionais apenas na Europa!

Em 2015, a Europa fechou o ano com uma lacuna de aproximadamente 340.000 profissionais de TI. Para o ano que vem, em 2017, esta necessidade aumentará para praticamente 650.000 e é fácil perceber que, a menos que seja encontrada rapidamente uma solução com resultados de volume, teremos uma lacuna gigante em projetos de TI com graves tendências para aumentar.

Muitas iniciativas tem aparecido e algumas com sucesso comprovado, no sentido de formar e ou reconverter profissionais de outras áreas, ou de outras engenharias, para que se possam reduzir estas abissais interrupções na entrega operacional de equipes de execução técnica de TIs. No entanto, estas iniciativas revelam-se apenas como soluções de nicho e não conseguem dimensão para abordar o desafio num todo.

As tecnologias de informação assumem assim, claramente e desde há mais de 20 anos, uma realidade paradoxal com os “restantes” mercados de trabalho. Existem muito mais oportunidades, empregos, projetos e necessidades do que alguma vez o número de profissionais de TI existiu em cada momento. E pelo crescente mundo tecnológico em que vivemos, o fosso aumenta diariamente. Ou seja, quando ouvimos falar em desemprego, na nossa cabeça ativa-se um alarme que nos diz, há quase duas décadas, “exceto nas TI’s”!

E que perfis de profissionais TI são estes?

Como podem imaginar, com estes números, as faltas atingem praticamente todos os perfis, talvez com uma maior incidência nos perfis de desenvolvimento.

Mas as carências vão desde:

Analistas Funcionais, Programadores (JAVA, .Net, PHP, COBOL, Ruby)
Consultores de Qualidade
Gestores de Projetos
Delivery Managers
Administradores de Sistemas (Unix, Windows)
Administradores de Bases de Dados (Microsoft, Oracle)
Consultores de Rede – Networking Core
Consultores SAP
Consultores de Business Intelligence
…e a lista continua. 

Fonte: PplWare




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: