terça-feira, 22 de dezembro de 2015

App criado por brasileira visa facilitar ensino e compreensão da geometria.

App criado por brasileira visa facilitar ensino e compreensão da geometria.
App criado por brasileira visa facilitar ensino e compreensão da geometria.
Uma pesquisadora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, criou um aplicativo que tem como objetivo tornar o aprendizado de geometria mais atraente e menos complicado.
Batizado de Geotouch, o app pode ser usado por estudantes de vários níveis escolares e até mesmo por aqueles que já se encontram na universidade. 
O aplicativo foi desenvolvido pela pesquisadora Helena Macedo para sua dissertação de mestrado e, segundo ela, o sistema propõe um novo modelo de interação com softwares de ensino de geometria e faz uma síntese das funcionalidades de outros já existentes.
No caso do Geotouch não há, por exemplo, um menu fixo, explica Helena. “Isso iria gerar problemas de espaço e navegação na tela dos tablets e smartphones. Os aplicativos avaliados usam menus fixo, alguns até com figuras, como linhas retas, triângulos, circunferências, etc”, detalha.
O novo aplicativo é acionado com o toque e o deslizamento dos dedos na tela.
 “Como toda circunferência parte de um centro, o usuário deve construir o ponto central com um breve toque de um dos dedos na tela. Em seguida, basta fazer o gesto de uma circunferência”, explica. Comparando-se o mesmo movimento num desktop, utilizando-se um mouse, dificilmente a circunferência seria precisa. “No Geotouch, mesmo que o movimento não seja perfeito, a circunferência será exata”, garante a pesquisadora.
Outra proposta do aplicativo é que ele permite interatividade e colaboração com outros usuários. Dessa forma, o Geotouch pode ser utilizado por mais de uma pessoa, em aparelhos diferentes, interagindo no mesmo desenho. 
O aplicativo passou por um teste de usabilidade com cinco estudantes de pós-graduação do ICMC, especialistas em análise de interfaces. O resultado foi satisfatório.
“Usuários iniciantes podem demorar mais tempo para aprender os gestos, principalmente se não possuem conhecimentos de geometria. Mas o Geotouch disponibiliza um manual que permite o rápido aprendizado”, ressalta a pesquisadora, lembrando que entre todos os aplicativos avaliados, o Geotouch é o único a ter um manual.
O projeto de Helena recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado no 4º Congresso Brasileiro de Informática na Educação, que aconteceu em outubro, em Maceió, Alagoas.
O aplicativo se encontra disponível para Android na Play Store. Seu download e uso são gratuitos.
Fonte: IDGNOW! 




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: