quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Android e iOS são os melhores sistemas operativos para os profissionais de TI.

Android e iOS são os melhores sistemas operativos para os profissionais de TI.
Android ou iOS? Windows Phone e BlackBerry conseguem rivalizar? Qual é afinal o mais avançado e o melhor dos sistemas operativos móveis? A consultora Cortado decidiu fazer um estudo dentro do segmento empresarial e descobriu que os software da Google e da Apple são os mais populares.

O iOS foi referido em 37,9% das respostas, seguindo-se o Android com 34,4% das preferências. É de destacar que 19% dos inquiridos não consegue indicar qual o sistema operativo móvel mais avançado.

Já o Windows Phone surge no final das preferências ao ter sido indicado em apenas 8,7% das respostas, sendo que o BlackBerry OS não foi referido uma única vez.

Mas há alguns dados ‘curiosos’ no estudo: dos utilizadores Android, 7,6% consideram que o iOS é o sistema operativo mais popular; e dos utilizadores iOS, 17,6% acreditam que o ‘rival’ Android é o software mais avançado.

Num outro indicador, a Cortado descobriu que 52,3% depositam total confiança no sistema operativo que usam ao nível da segurança, em vez de preferirem uma aplicação externa para assegurarem este ponto de vista. Mas o facto de 32% dos inquiridos terem dito que preferem uma app externa revela que ainda há muito trabalho a ser feito na segurança dos sistemas operativos.

O aspeto da segurança é mesmo o mais valorizado em termos de funcionalidades, seguido da possibilidade de acesso a ficheiros dos servidores internos da empresa, acesso remoto a aplicações Windows e acesso a soluções de armazenamento online.

Quanto às políticas das empresas relativamente ao uso de dispositivos móveis, existem vários cenários. O mais popular – com 31% das respostas – é aquele em que a empresa dá um smartphone ou tablet ao trabalhador e permite que o mesmo seja usado a nível pessoal.

A segunda política mais popular, indicada em 30% dos casos, é aquela em que a empresa garante um equipamento, mas o mesmo não pode ser usado fora do ambiente empresarial. Já 23% dos respondentes dizem que as suas empresas já têm políticas de traga o seu próprio dispositivo (BYOD na sigla em inglês).

O estudo da Cortado teve por base 215 entrevistas a utilizadores do segmento empresarial e profissionais de TI da Alemanha e Reino Unido.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: