segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Programador cego desenvolve app para ajudar outros deficientes visuais a pegar ônibus.

Programador cego desenvolve app para ajudar outros deficientes visuais a pegar ônibus.
Programador cego desenvolve app para ajudar outros deficientes visuais a pegar ônibus.
Para facilitar a acessibilidade de deficientes visuais no transporte público com ônibus em São Paulo, um aplicativo de celular, o CittaMobi Acessibilidade, promete dar informações em tempo real para o embarque e desembarque desses usuários e ajudá-los no dia a dia.

A iniciativa foi tomada pelo desenvolvedor de aplicativos Luiz Eduardo Porto, de 47 anos, que aos 23 anos perdeu a visão. “Sempre precisava dar sinal para vários ônibus até saber qual realmente precisaria pegar. Por isso, decidi resolver eu mesmo o problema”, afirma.

Morador de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, Luiz foi indicado a apresentar seu projeto para a Cittati, empresa que trabalha no desenvolvimento de tecnologia voltada ao transporte público. “Estudamos a proposta apresentada por ele e desenvolvemos o aplicativo a partir do CittaMobi, que oferece os mesmos serviços, mas não é voltado a deficientes visuais”, diz Cesar Olmos, diretor de tecnologia e produtos da empresa.

O aplicativo já funcionava em outras 15 cidades, entre elas Recife (a primeira a testar os serviços), São Caetano do Sul, Maceió e Salvador. A ferramenta  dá autonomia ao portador de deficiência visual com informações sobre o ônibus que está chegando, todos os pontos passados durante o trajeto e o momento de o deficiente visual descer. “É uma forma de conhecer a cidade. Antes você só sabia o ponto de partida e o de chegada”, brinca Porto.

Fique esperto/ Para ajudar o usuário a não correr riscos, o dispositivo, além das mensagens por voz, também faz o smartphone do deficiente vibrar. “De casa já é possível acionar o aplicativo, programando até a parada final da viagem. E não precisa levar o celular na mão, virando alvo de ladrões, pois dá para perceber ele vibrando dentro do bolso do casaco quando o ônibus está chegando”, diz.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: