terça-feira, 13 de outubro de 2015

Jovens lançam plataforma que promete mudar o jeito de contratar profissionais de TI.

Jovens lançam plataforma que promete mudar o jeito de contratar profissionais de TI.
Jovens lançam plataforma que promete mudar o jeito de contratar profissionais de TI.
Em 2014, mais de 45 mil vagas de tecnologia não foram preenchidas. Se as oportunidades existem e os profissionais de tecnologia estão no mercado a procura delas, qual seria o motivo para as empresas não encontrarem os profissionais que procuram?

Na opinião de um grupo de jovens, fundadores da startup dynx, isso acontece porque o mercado de tecnologia está ultrapassado e os candidatos estão cansados de recrutadores despreparados, ofertas de emprego de baixa qualidade e falta de transparência em processos seletivos.

Para solucionar o problema, esses quatro jovens se arriscaram em uma ideia que pode modificar o mercado de tecnologia. Para entendermos melhor a ideia, segue a entrevista realizada por nossa equipe com os fundadores.

Antes de mais nada, o que é a dynx?

A dynx é uma startup criada em agosto de 2015 com o objetivo de revolucionar a facilidade e rapidez com que as empresas encontram engenheiros, programadores, web designers e outros profissionais do mundo da tecnologia. Potencializamos a prática informal de recrutamento por indicação!
 
O serviço é fundamentado num sistema de recomendações: os usuários da plataforma identificam, em suas conexões, os profissionais certos para as oportunidades de emprego anunciadas e podem recomendá-los. Se a recomendação resultar em contratação, o usuário que fez a indicação recebe uma recompensa que pode alcançar milhares de reais.
 
Além disso, a dynx disponibilizará - em breve - um serviço tecnológico de seleção, que inclui possibilitará melhorar a satisfação de empresas e candidatos ao longo dos processos seletivos. O destaque será dado para a análise técnica dos candidatos: sem essa de análise técnica feita por profissionais de Recursos Humanos, na dynx, as habilidades técnicas de nossos candidatos de tecnologia serão avaliadas por profissionais do setor, que entendem cada candidato. Nada mais justo, afinal, o que um recrutador formado em Psicologia pode dizer sobre Ruby, C++ e Java? Não muito!
 
Qual é a importância da ideia?
 
A ideia de transformar o mercado de recrutamento surgiu através de experiências de nossos sócios que estiveram em contato com o setor de tecnologia, profissionais e empresas. Nós entendemos a dificuldade que o mercado sente em recrutar profissionais de tecnologia. Isso acontece porque muitas empresas de recrutamento não percebem as competências técnicas exigidas e possuem dificuldade de avaliar os candidatos. A consequência não poderia ser outra: empresas insatisfeitas e profissionais no setor frustrados.
 
Resolvemos melhorar tudo isso e assumir o compromisso de mudar o rumo de uma Indústria ao tornar o processo de recrutamento mais justo, simples e enriquecedor. Então surgiu a ideia: uma empresa de recrutamento para a era das conexões. Conectar os melhores candidatos de tecnologia com os melhores empregos, atribuindo valor ao networking, segurança às empresas e grandes oportunidades aos candidatos.
 
O que diferencia a dynx de outros serviços?
 
Fomos a primeira empresa brasileira a apostar em uma prática que sempre existiu nas empresas, as contratações por indicações!
 
Optamos também por nos especializar em um setor para garantirmos expertise naquilo em que estávamos fazendo. O que existe, hoje, são sites de emprego que listam ofertas de trabalho e também plataformas como o Linkedin, serviços que facilitaram a vida de empresas, mas que ainda se demonstram insuficientes para solucionar o mercado de tech. A dynx resolveu fazer diferente e unir os talentos em um único lugar, conectando-os com as vagas por meio das recomendações, tornando o processo mais rápido para que as empresas consigam encontrar talentos. Ninguém conhece tão bem o potencial de um profissional como um colega, pois um colega convive com o candidato no cotidiano.
 
Estudos afirmam que até 40% das contratações nas empresas já são feitas por indicações. Tudo que fizemos foi oficializar o modelo e gerar recompensas para quem realiza as indicações.
 
Como está sendo a recepção do mercado?
 
Definitivamente incrível! Dois meses após divulgarmos a ideia, antes mesmo de lançarmos a nossa plataforma, já havíamos alcançado mais de 500 mil pessoas no Facebook, chegamos na casa dos milhares de fans e usuários! Nosso serviço também está sendo muito bem recepcionado por empresas. No início de setembro nos tornarmos a startup brasileira mais seguida por investidores em uma das principais plataformas de empreendedorismo do país, a StartSe.
 
E agora, quais são os próximos passos?
 
Para nossa equipe, desde o início era claro que para alcançarmos o nosso objetivo de nos tornarmos o maior marketplace de tecnologia da América Latina, precisaríamos de apoio e investimento. Fizemos uma análise de mercado focada em nossos competidores e vimos que todos tinham sido investidos.
 
Provavelmente, nosso caminho será mais ou menos por aí. Em breve iremos buscar parceiros e apoiadores que acreditem em nosso propósito. E que fique claro: não queremos apenas gerar oportunidades e revolucionar os processos seletivos, queremos transformar a forma como empresas lidam e enxergam profissionais tech. Se o Brasil deseja ser um player competitivo em nível mundial, nossos empregadores precisam entender que tecnologia é o futuro!

Alguma informação final para os nossos usuários?

 
As pessoas costumam dizer que o tempo muda as coisas, mas a verdade é que se ficarmos parados, nunca conseguiremos fazer as coisas diferentes! A dynx é uma tentativa de fazer as coisas diferentes, mas a verdade é que sozinhos podemos muito pouco. Precisamos que a comunidade tech entenda seu valor e lute por um mercado mais justo! 

Nossa plataforma (www.dynx.com.br) foi recentemente lançada (10/10/15) e temos expectativas fantásticas para o futuro que estamos construindo! Acho que os próximos passos serão entendermos se estamos na direção certa e, como estamos fazendo isso por vocês (profissionais tech), precisamos de todo apoio e feedbacks possíveis.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: