sábado, 11 de julho de 2015

Por onde começar na área de Tecnologia da Informação?

Por onde começar na área de Tecnologia da Informação?
Por onde começar na área de Tecnologia da Informação?
Olá, caros leitores. Meu nome é Felipe Portela e tenho 21 anos de idade, possuo bacharelado em Sistemas de Informação, atuo como Analista de Desenvolvimento Jr.

Hoje venho compartilhar com vocês um pouco dos caminhos e seguimentos que eu tenho trilhado na área de tecnologia da informação. Estou nela aproximadamente 5 anos e tenho convivido com muitos profissionais experientes, presenciado muitas opiniões, eventos, palestras sobre TI, e como a maioria dos estudantes e profissionais iniciantes eu também já parei para me perguntar o que é a área em si, o que trilhar, ou simplesmente definir o que seguir.

No meio da minha graduação eu comecei a entender que a área de TI vai além do que eu imaginava, compreendi que eram diversos seguimentos e que qualquer um com dedicação e esforço está apto a ter sucesso. Na TI existem aproximadamente 300 seguimentos na qual você pode escolher, com diversos salários e metodologias distintas e reafirmo que cheguei muitas vezes a me perguntar o que realmente eu seguiria. Eu consegui a resposta para essa pergunta me dedicando muito na graduação e aproveitando o máximo possível do meu tempo para conhecer os diversos direcionamentos, conhecer um pouco da vida cotidiana de cada profissional de um seguimento até chegar em uma decisão, é claro que você precisa levar em consideração o seu gosto, não adianta escolher um seguimento pelo salário ou facilidade se você não gostar, pelo contrário, faça uma escolha sábia e justa com você mesmo. TI é uma área que exige  realmente um esforço muito grande, o mercado procura profissionais qualificados e bem preparados para exercer uma função, e advinha? O mercado está em alta, todos os dias vagas surgem e as empresas não conseguem encontrar na maioria das vezes um profissional qualificado para a atividade. Uma observação que eu consegui compreender durante todo esse é tempo é que as empresas não estão atrás de um profissional que saiba fazer muitas coisas, ou seja, que tenha muitos conhecimentos, as empresas estão atrás de especialistas, profissionais centrados e focados em um determinado seguimento, logo, não se precipite ou se preocupe em aprender tudo.  Algumas dicas podem te ajudar, são elas:

1. Faça uma boa graduação: Não seja um aluno qualquer, seja um aluno acima da média que busca a todo momento a se superar.

2. Observe as matérias que você mais se adapta e se encaixa durante a graduação e comece a se planejar e pesquisar sobre o seguimento daquela matéria.

3. Quanto antes você escolher um seguimento, mais alto será a sua probabilidade de ter sucesso na área, não fique enrolando. Por exemplo:  Se você não se deu muito bem com linguagem de programação, entretanto gostou muito de banco de dados, não perca tempo, corra atrás, faça cursos, seja autodidata.

4. Aprenda um idioma, preferencialmente inglês, é de extrema importância.

5. Se você decidiu o que seguir, invista em certificações, para as empresas isso é muito importante, significa que você conhece mesmo que não tenha experiência.

6. Faça Networks, é muito importante ter uma convivência com diversos profissionais de TI de direcionamentos diferentes. Afinal, nem tudo é só conhecimento.

Bom, espero ter ajudado a você em ter um pouco de discernimento e a entender um pouco sobre a área, voltarei em breve com dicas, artigos e outras abordagens.
- Saiba quem é Felipe Portela e veja mais artigos.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: