terça-feira, 7 de julho de 2015

Gigantes de tecnologia se unem para apoiar linguagem R.

Gigantes de tecnologia se unem para apoiar linguagem R.
Gigantes de tecnologia se unem para apoiar linguagem R.
Nomes de peso do mercado de computação, encabeçados por Google e Microsoft, se uniram para a criação do R Consortium, um novo consórcio para apoiar a linguagem de programação R.

Segundo destacou a Computerworld internacional, o consórcio foi fundado por Google, Microsoft, HP e Oracle, acompanhadas de outros players menores como RStudio, Tibco, Alteryx e Mango Solutions.

Conforme divulgado pela Linux Foundation, apoiadora da nova linguagem, o grupo terá a missão de fortalecer simultaneamente as comunidades de técnicos e usuários de plataformas baseadas em R. 

A linguagem é usada principalmente por programadores de aplicações na área de estatística e design gráfico, como aplicações de CAD, analytics e data mining.

A fundação explicou que o consórcio atuará em paralelo com a R Foundation, organização sem fins lucrativos baseada na Áustria responsável por manter a linguagem. Com o apoio das grandes empresas, o plano é aumentar o alcance e utilização da plataforma.

Para analistas, a presença da Linux Foundation no consórcio serve como um apaziguador de ânimos para os usuários da linguagem, que poderiam temer a interferência dos grandes players no perfil aberto e colaborativo que existe atualmente na comunidade de usuários de R.

De acordo com Tim Hesterberg, analista sênior do Google, o padrão de programação já está presente no Google, com mais de mil colaboradores usando, inclusive em projetos críticos.

"Nós amamos que ele é open source e podemos conectar com nossas ferramentas de processamento de dados. Estamos contentes de apoiar a infraestrutura R como parte do R Consortium", afirmou Hesterberg.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: