quarta-feira, 8 de julho de 2015

Associação Software Livre.Org cria desafio para Hackers.

Associação Software Livre.Org cria desafio para Hackers.
Associação Software Livre.Org cria desafio para Hackers.
Inovação e interatividade. Estas são as tônicas da provocação feita aos hackers pela Associação Software Livre.Org e a Empresa Brasil de Comunicação. Os gênios da programação precisam criar um aplicativo em que o usuário possa propor temas, programas e notícias a serem abordadas por veículos de comunicação. Além de funcionar como um banco de pautas, a ferramenta deve ainda ser voltada aos jovens e dialogar com as tecnologias móveis.

O desafio está lançado para a 16ª edição do Fórum Internacional Software Livre. O evento acontece de 8 a 11 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, e terá a atividade “Hackathon EBC/FISL 16 - “Amplifique as vozes: a pauta da sociedade”. Além de promover o envolvimento do jovem e a comunicação pública, o resultado do concurso pode produzir um aplicativo para ser utilizado no Portal EBC, na TV Brasil, Agência Brasil, além das oito emissoras de rádio Nacional e MEC.

De acordo com o coordenador de novas mídias da EBC, Daniel Roviriego, a iniciativa estimula uma ideia menos hierarquizada da comunicação. "Queremos fazer um sistema de qualificação de opiniões e incentivar as pessoas a darem ideias de pauta. Para isso, é fundamental construir uma comunidade em volta do aplicativo, para que ele possa ser aprimorado de forma livre”, explica Roviriego.

As aplicações desenvolvidas devem ser licenciadas como Software Livre e ter seu código aberto para que quaisquer agentes da sociedade possam se apropriar da ferramenta. Serão aceitos grupos de até quatro pessoas para o desafio. As inscrições começam no início na quarta-feira (8) às 9h até sexta-feira (10), às 12h. O encerramento e premiação da atividade acontecerão no sábado (11), em horário e local a serem divulgados. A pré-inscrição já pode ser feita. Acesse o edital para ver o regulamento completo.

O Fórum Internacional Software Livre - O Fórum Internacional Software Livre (FISL) acontece desde o ano 2000­ chegando em sua 16ª edição. É considerado o mais consolidado evento da área na América Latina e um dos maiores do mundo. Fundado nos ideais construídos inicialmente pelo físico e programador Richard Stallman e, posteriormente, pela comunidade de hackers e desenvolvedores do sistema operacional GNU/Linux, o FISL surgiu de uma mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país. O evento é o momento de encontro físico de muitas pessoas de diversas partes do mundo que se conhecem e trabalham apenas pela internet em projetos das mais variadas temáticas. A comunidade de usuários é o coração do FISL e interage com diversos outros setores da sociedade, como a academia, profissionais, empresas, investidores, governos e sociedade civil. Em 2015, o evento ocorrerá no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, entre os dias 8 e 11 de julho.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: