terça-feira, 30 de junho de 2015

Conheça o jovem que está sendo chamado de “Mark Zuckerberg brasileiro" pelos EUA.

Conheça o jovem que está sendo chamado de “Mark Zuckerberg brasileiro" pelos EUA.
Conheça o jovem que está sendo chamado de “Mark Zuckerberg brasileiro" pelos EUA.
Em 2007, com apenas 23 anos de idade, Mark Zuckerberg se tornou um dos bilionários mais jovens do mundo com o Facebook, empresa que ele construiu no dormitório da faculdade.

Zuckerberg é definitivamente um “ponto fora da curva” nos Estados Unidos, mas há uma abundância de jovens empresários em torno das empresas de tecnologia em todo o mundo que conquistaram sucesso semelhante.

O Business Insider, um dos maiores sites dos Estados Unidos especializados em negócios, trouxe uma lista de 9 jovens que são os “Mark Zuckerberg” de seus países. No Brasil, o site destaca o jovem Gustavo Caetano, de apenas 33 anos, fundador da SambaTech, maior plataforma de vídeos da América Latina.

Gustavo Caetano é mineiro, da cidade de Araguari. Em 2004, quando estava no último semestre do curso de Marketing no Rio de Janeiro e trabalhava na Unimed, ganhou um celular top de linha para os padrões da época: tinha tela colorida.

Um dia, quando esperava o horário do seu voo no aeroporto, Gustavo tentou baixar jogos para o seu novo celular colorido e viu que não havia produtos disponíveis. Foi aí que colocou em prática aquilo que aprendeu na faculdade: quando você quer alguma coisa que não existe, há aí uma oportunidade de mercado.

Depois de pesquisar sobre o mercado de games para celular nos EUA e Europa, Gustavo montou um plano de negócios e partiu para Londres, atrás de um produtor de jogos. O pessoal de lá gostou da ideia e topou distribuir o produto na América Latina. Nascia aí a Samba.

Com o primeiro passo dado, faltava dinheiro para abrir a empresa. Como bom mineiro, Gustavo achou uma solução inusitada. Chegou para o pai e disse: “pai, me apresenta para um cara rico que eu quero abrir uma empresa”. Com o pedido atendido e o dinheiro no bolso, surgiu o primeiro escritório da Samba, num cômodo de 5m².

A partir daí, o sucesso foi enorme. A empresa tornou-se a fornecedora oficial de jogos para todas as operadoras de telefonia celular, do México para baixo, tendo escritórios no Chile e na Argentina.

Porém, em 2007, Gustavo percebeu que já não havia mais espaço para sua empresa escalar, já que outros concorrentes entraram no negócio e as próprias operadoras diversificaram seus fornecedores. Era hora de definir novos rumos para a empresa.

A aposta do jovem mineiro foi uma plataforma para gestão e distribuição de vídeos na internet. A troca de informações por streaming de vídeo era a tendência e o Gustavo enxergou isso cedo. Mais uma vez, a empresa antecipou uma tendência e transformou-se na maior plataforma de vídeos da América Latina, provendo soluções tecnológicas para todas as maiores emissoras de televisão do continente e tendo enormes empresas como clientes.

Pela sua trajetória empreendedora, Gustavo foi considerado como um dos jovens mais inovadores do mundo, foi eleito o melhor fundador de startups do Brasil pela TWN e recebeu o prêmio de Empreendedor do Ano oferecido pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Toda a capacidade inovadora de Gustavo Caetano pode ser compreendida pela palestra que ele foi convidado a ministrar na Nasdaq, mercado de ações eletrônicas de Nova York. Na plateia, fundadores das maiores empresas de tecnologia do planeta, como Google, Dell e Facebook.

Gustavo esteve presente no último Demo Day do StartSe, onde ministrou palestra para os empreendedores que apresentaram os pitchs para investidores.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: