quarta-feira, 8 de abril de 2015

As 10 principais certificações em Tecnologia da Informação.

Destaque-se no mercado de TI.
Uma opção rápida e que funciona como um “antibiótico na veia” são as certificações. Com elas é possível complementar o conhecimento acadêmico obtido em cursos de  graduação e pós-graduação e, ainda, abrir as portas para atuar em empresas focadas em softwares, plataformas e produtos tecnológicos específicos. Tudo isso em um curto período de tempo, em apenas três meses, o profissional pode se preparar e realizar várias das provas de certificação dos principais fabricantes de TI.

Então, se você quer acelerar sua carreira e se destacar no mercado, confira a seleção da BandTec das 10 principais certificações de TI:

1. Project Management Professional, da PMI (Project Management Institute)

Qual corporação não necessita de um idealizador e gerente de projetos? É claro que, quaisquer projetos de tecnologia demandam um líder apto a elaborar e gerir cada etapa de sua execução. A certificação PMP é a mais indicada para quem deseja alcançar cargos de gestão e liderança em tecnologia da informação, com salários variáveis entre 4 mil reais e 10 mil reais, por mês.

2. Information Technology Infrastructure Library (ITIL™)

Trata-se da metodologia de referência para implementação de processos e infraestruturas de TI mais utilizada no globo. As normas ITIL™ estão organizadas oficialmente em 40 livros, onde se encontram padronizadas como recomendações das melhores práticas de tecnologia da informação. O ITIL™ é composto por módulos. As etapas fundamentais são o “IT Service Support” e o “IT Service Delivery”.

3. Certificações Oracle

Para quem sonha em ser um profissional de Database ou de Banco de dados e abrir oportunidades de trabalhar com processos de Big Data essa é a melhor alternativa. A Certificação Profissional Avançada de PL/SQL da Oracle, por exemplo, é focada em PL/SQL (server-based) e construção de aplicações de internet fundamentadas em dados não estruturados para Oracle 9i e Oracle Database 10g, um pré-requisito da Oracle PL/SQL Certified Associate.

4. Certificações Microsoft

Nem seria necessário dizer que a Microsoft é uma das gigantes mundiais em Tecnologia da Informação. É exatamente por isso que os profissionais com suas certificações são extremamente “cobiçados” pelo mercado.

A Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD), por exemplo, pode ser conquistada após a conclusão de três etapas: comprovar conhecimento em HTML5, JavaScript e CSS3; na sequência comprovar aptidão em desenvolvimento de aplicações web ASP.NET MVC 4; e por fim, no desenvolvimento em Windows Azure e serviços web.

5. CompTIA

A CompTIA é uma associação global de TI que fornece certificações nos seguintes níveis: básico, profissional e especialista. A elaboração dos exames da CompTIA é feita com o apoio de grupos internacionais e especialistas renomados para definir todas as competências necessárias ao candidato.  Muitos dos exames exigem conhecimento em mobile device management, troubleshooting, segurança e infraestrutura de rede.

6. TOGAF

O TOGAF (The Open Group Architecture Framework) é uma referência de arquitetura corporativa, focada em fornecer padrões globais para desenho, planejamento, implementação e gestão de arquiteturas, de modo a estabelecer uma linguagem comum entre os arquitetos de TI.

7. International Business Machines (IBM)

Por meio da IBM Brasil o profissional de TI consegue adquirir certificações em conceitos como UML, SOA, RUP e tecnologia XML. Também é possível conseguir certificações em produtos Information Management (U2, DB2, Optim, Content Manager, Informix, SolidDB). De acordo com o IDC, as chances de um profissional com certificação IBM conquistar um emprego aumentam em 53%.

8. Certified Internetworking Expert - CISCO
As certificações da CISCO também validam as aptidões técnicas de arquitetos de infraestrutura e redes convergentes e complexas, além de fornecerem conhecimento em aplicações dependentes da internet, por meio de treinamentos rigorosos e recursos para atualizações contínuas do aprendizado.    

9. Control Objectives for Information and related Technology (CobiT)

O CobiT é um conjunto de diretrizes idealizadas em framework, voltadas para auditoria de processos, práticas e controles de TI, com abordagens de redução de risco e enfoque na integridade, confiabilidade e segurança. De forma resumida, o CobiT é a união de ferramentas para alcance da excelência em TI.

10. Certificações EMC

A EMC é uma das líderes em soluções de TI e promove certificações nas seguintes vertentes: BRS Specialty (Backup and Recovery Systems) e Consolidate Specialty (Storage and Big-Data). Com elas, o profissional estará apto a implementar produtos como Datadomain, Avamar, Networker (produtos BRS), Isilon (produtos Mid-Range) e VXN.

Se você deseja conseguir essas e outras certificações, é necessário procurar uma instituição de ensino que prepare especialistas em tecnologia da informação para prestar os devidos exames. É importante frisar por fim, que, embora a formação para certificações sejam rápidas (entre 2 e 3 meses) elas condicionam o profissional a trabalhar somente com tecnologias específicas, de determinados fabricantes, impedindo uma atuação generalista caso não haja outras especializações no currículo.


Fonte: http://www.bandtec.com.br/





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: