quinta-feira, 12 de março de 2015

Fim dos cibercriminosos? Tecnologia quântica pode acabar com ataques virtuais.

Tecnologia promete dar fim a ataques.
Os computadores que conhecemos hoje podem mudar para sempre com o desenvolvimento da mecânica quântica, mais especificamente o chamado entrelaçamento quântico. A tecnologia está se desenvolvendo bem e promete tornar os computadores mais seguros contra ataques crackers e aumentar significativamente a capacidade de informações guardadas. Mas o que é essa tal de mecânica quântica? 

O entrelaçamento quântico é um fenômeno da mecânica quântica que ocorre quando duas partículas ou mais, como dois elétrons, conseguem se comunicar mesmo estando distantes uma da outra. A ligação entre esse dois objetos é tão forte que eles se comunicam e interferem no funcionamento um do outro mesmo que estejam separados por milhões de ano luz. Mas como isso altera a computação que conhecemos atualmente? 

O que pesquisadores defendem é que essa tecnologia abrirá portas para uma nova geração de computadores mais rápidos e seguros do que nunca. Uma rede com computadores quânticos permite guardar muito mais informações do que atualmente é possível usando um chip de silício e, ainda, impossível de ser hackeada. Isso porque, por natureza, os fenômenos quânticos são alterados quando algo externo interfere – na prática, a ação de um cracker sobre um dado protegido alteraria, instantaneamente, toda a estrutura da comunicação, mantendo a informação a salvo.

Com a tecnologia de hoje, só é possível garantir esse nível de segurança entre duas máquinas. Mas, a Toshiba já está desenvolvendo uma rede capaz de suportar até 64 computadores conectados e protegidos quanticamente. Além disso, este ano, cientistas italianos foram capazes de diminuir consideravelmente o tamanho do material necessário para realizar o entrelaçamento de partículas de luz em um computador, resolvendo um dos entraves para o uso da tecnologia quântica no dia a dia.

Usando um anel de silício com apenas 20 mícrons de diâmetro, os pesquisadores conseguiram entrelaçar fótons e usar o fenômeno para armazenar informação com sucesso. Não é difícil de imaginar, portanto, que nossos computadores sejam todos quânticos e à prova de criminosos virtuais no futuro.

Via Gizmodo




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: