domingo, 15 de março de 2015

EUA estaria com 545 mil vagas para profissionais de TI estrangeiros.

EUA com oportunidades para TI.
Há alguns dias, a Casa Branca revelou um plano de usar US$ 100 milhões em estímulos para ajudar a treinar pessoas em habilidades relacionadas à tecnologia da informação. Durante o anúncio, o órgão pontuou que o programa vinha para suprir uma carência de 545 mil profissionais de TI. A grandiosidade do número (afinal, quase meio milhão de profissionais é uma enormidade) gerou dúvidas e carece explicações mais detalhadas.  

A projeção foi baseada em dados de uma fonte que, na teoria, não leva em conta as trocas de empregos que normalmente ocorrem no mercado. Dessa forma, não seria uma explosão na demanda por mão de obra. O governo dos Estados Unidos também não identifica quanto desses trabalhos são para funcionários terceirizados. 

Essas vagas, porém, seriam destinadas para portadores do visto H-1B, que permite que empresas norte-americanas contratem trabalhadores estrangeiros em regime temporário. O governo não detalha como funcionaria a emissão de autorizações para liberar a entrada desses profissionais.  

Em uma nota de rodapé, a Casa Branca citou duas fontes para seus dados: o US Bureau of Labor Statistics (BLS) e a empresa que analisa anúncios de empregos Burning Glass Technologies. Os dados do governo indicam que existem 5 milhões de postos abertos nos Estados Unidos. Um porta-voz, contudo, salientou que esse montante não traz uma separação dos que se referem especificamente à TI. Em outras palavras, é possível concluir que essas 545 mil vagas se baseiam nos números da empresa de análise de mercado. 

As estimativas sobre a dimensão da busca por força de trabalho pode variar dependendo de quais os grupos estão sendo contados. A Burning Glass coleta dados de anúncios de emprego em 50 mil sites, indicando ocupação, indústrias, habilidades específicas, certificações, e outras informações das oportunidades, fazendo, então, com que isso passe por um processo de desduplicação de informações que garante que ao menos 80% dos anúncios sejam únicas

O número do governo não identifica qual desses empregos é resultado de mudança profissional, qual é de mudanças de pessoas para outros empregos e, finalmente, qual representa expansão de demanda por mão de obra. 

Alguns dados recentes do BLS mostram que existem cerca de 120 mil postos em aberto para profissões relacionadas a tecnologia da informação. O número considera, por exemplo, profissionais que estão se aposentando e precisarão ser substituídos. 






> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: