segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Saiba qual é a melhor linguagem de programação de acordo com o que voce quer fazer.

Use a linguagem certa de acordo com seus interesses.

Existem mais de 100 linguagens diferentes à disposição dos desenvolvedores de software e se você perguntar para 10 programadores qual a melhor, provavelmente obterá 10 respostas diferentes. Onde focar, então? Para começar, tenha em mente que não existe uma melhor linguagem de programação, e que, essa melhor linguagem, será na verdade aquela que você compreende a fundo e mais do que isso, aquela que melhor se aplica aos seus propósitos.

Linguagens para iniciantes

Sem dúvidas a melhor linguagem para quem está no início é o PORTUGOL usando no VisualG. Com este programinha, leve e gratuito (1mb), você será capaz de assimilar os principais comandos da linguagem dos algoritmos, como por exemplo: ‘Se então’, "E", "Ou", "Repita até", "Faça para", etc. até coisas mais complicadas, como matrizes e vetores. E depois de escrever sua aplicação, com ele será possível testar, também. 
Programa completo

Além do programinha ser gratuito, temos outra grande qualidade: Ele foi feito por um brasileiro, Claudio Morgado de Souza, e está totalmente em português. E não somente os comandos, mas também a ajuda, variáveis, palavras-chave, etc. Para quem quer começar, o YouTube é uma boa pedida, vários tutoriais e cursos disponíveis.

Melhor linguagem para programação de jogos

Você tem o sonho de ganhar dinheiro para criar jogos de alta performance? Então certamente terá de se especializar em C++. Quer exemplos? Diablo, Warcraft, Doom III, Civilization, Battlefield, etc. Jogos assim precisam de um controle fino sobre hardware, memória, etc. E a linguagem C++ oferece essa proximidade com o hardware, o que a torna padrão de mercado. A própria EA Games utiliza essa linguagem como principal linguagem de programação entre seus funcionários.

Mas programar games não é tão fácil. Programar em C++ é apenas o começo, você precisará também aprender matemática, API para gráficos (como DirectX), frameworks para o desenvolvimento de games (como XNA e SDL), aprender a utilizar programas de modelação 3D e muito mais.

Para você ter noção de que C++ é realmente a linguagem mais utilizada no segmento, saiba que no único curso superior de criação de jogos no Brasil, da Unisinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, RS, a única linguagem estudada especificamente é C++, que é abordada em 2 disciplinas: Algoritmos e Programação em C++, e, Algoritmos e Estruturas de Dados em C++.

Além disso, a linguagem é uma das mais usadas pelos programadores, em todos os tipos situações e não somente para games.

Apps para IOS e para Android

Se a sua vontade é criar um aplicativo para iPhone, iPod e iPad, sua melhor aposta é trabalhar com Objective-C, uma das linguagens que mais cresce atualmente, como veremos abaixo. Para smartphones Android e tablets, a linguagem usada será muito baseada em Java, inclusive, por exemplo, utilizando o Netbeans com uma extensão para Android.

Independentemente da plataforma (IOS ou android), na maioria dos casos, você precisará aprender tecnologias do lado cliente, como HTML, CSS e Java Script. Para o lado servidor do seu aplicativo web, você provavelmente precisará aprender linguagens como PHP, Ruby, ou Python já que todas as três têm frameworks, que irão ajudar a deixar as tarefas web bem mais fáceis e menos demoradas, em vez de um sistema de programação favorito como o C.

Programação Web

Se o seu caso é programar para a Web irá ver muito em sua carreira o PHP, C#, Java script, Html, Visual Basic e Java, por exemplo. Como um site é algo bastante amplo e engloba muitas coisas, seria ingenuidade de nossa parte pensar que apenas uma linguagem daria conta do recado.

No entanto, se tiver de escolher apenas em duas, foque no PHP e na linguagem de marcação HTML.

Programação para Desktop


Essa é a mais difícil de todas se quisermos decidir uma linguagem coringa, devido à grande variedade das aplicações, variando desde um programa de compartilhamento P2P até um sistema para automação de consulta de preços em um supermercado, por exemplo, bem como vários outros fatores, como: Se você está desenvolvendo a aplicação para um grande cliente ou para um pequeno, a complexidade da aplicação, em qual ambiente vai rodar, plataforma, especificações da(s) máquina(s) que irão receber a aplicação, etc.

As mais usadas pelo pessoal da programação é Java, Delphi, C# e tantas outras, cada qual com suas qualidades e com seus defeitos. Mais uma vez fica claro que não há uma linguagem campeã. Faça seus testes a veja qual se adapta melhor àquilo que você busca.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: